Exclusivo! Concurso ICMBio terá banca e edital ainda este ano

Com exclusividade, o Qconcursos Folha Dirigida apurou que o concurso ICMBio terá banca definida e edital publicado ainda este ano. Saiba mais!

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:24/07/2024 às 09:25
Atualizado em:24/07/2024 às 10:35


O ICMBio também garantiu que uma comissão já foi formada para realizar o acompanhamento do novo concurso.

"O presidente do ICMBio constituiu comissão para acompanhamento do concurso público do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio para provimento dos cargos de analista ambiental e analista administrativo da carreira de especialista em meio ambiente na data de 4 de julho de 2024", disse o órgão.

De acordo com o órgão, a comissão é composta por representantes das diretorias do ICMBio e de Gestão de Pessoas.


A expectativa, agora, é pelo início do processo de escolha da banca organizadora. Como o ICMBio quer publicar o edital ainda este ano, a contratação não deve demorar para ser feita.


Vale lembrar que, oficialmente, o ICMBio tem um prazo de até seis meses para divulgar o edital, ou seja, até 3 de janeiro de 2025.


Prepare-se para o concurso ICMBio: tenha acesso a aulas, videoaulas e muito mais!

Novo concurso ICMBio terá 180 vagas

autorização para a realização do novo concurso ICMBio já foi publicada oficialmente. O aval é para o provimento de 180 vagas, nos seguintes cargos:

  • 120 vagas de analista administrativo; e
  • 60 vagas de analista ambiental.

Ambas as carreiras exigem o nível superior. Já as remunerações iniciais são de R$10.735,72incluindo gratificações e o novo auxílio-alimentação de R$1 mil.


Além de autorizar o novo concurso, a portaria publicada pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI) também reduz para dois meses o prazo entre edital e provas.


Portanto, se o edital do concurso ICMBio for publicado até dezembro, as provas automaticamente precisariam ocorrer até, no máximo, o primeiro trimestre de 2025.


Em nota recente, o ICMBio informou que as 180 vagas do novo concurso irão atender parte da demanda do órgão ainda este ano, ou seja, o instituto trabalha para realizar o concurso o quanto antes.


Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!

Com 180 vagas, novo concurso ICMBio terá banca e edital ainda este ano

(Foto: Helevise Dias/Governo Federal)


O ICMBio ainda informou que o quantitativo de 180 vagas é um adiantamento do que foi solicitado, já que o pedido encaminhado ao governo visava preencher 1.105 cargos vagos.


Dessa forma, o concurso ICMBio pode ter mais aprovados convocados durante o prazo de validade, por meio da chamada dos excedentes.

"Além disso, o Instituto mantém esforços contínuos para garantir a autorização futura do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) para o preenchimento de todos os cargos vagos existentes", garantiu o ICMBio.

No início de junho, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, confirmou as autorizações dos Concursos Ambientais e disse que o MGI antecipou parte da demanda.


Além do ICMBio, as portarias que autorizam os concursos do Ibama e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro também já foram publicadas.


Para 2024, o governo ainda projeta mais concursos federais e novos editais devem ser autorizados. Confira as previsões!

Veja como foi o concurso ICMBio de 2021

Realizado em 2021, o último concurso ICMBio trouxe uma oferta de 171 vagas, sendo 110 de técnico ambiental e 61 de analista ambiental.


O cargo de técnico ambiental exigiu o nível médio completo, enquanto o analista ambiental exigiu o superior. 


O Cebraspe foi o responsável pelo concurso, ficando à frente do recebimento das inscrições e a aplicação das provas.


Os candidatos foram avaliados por meio de avaliações objetivas e discursivas. A prova objetiva trouxe 120 itens para técnico ambiental, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 Específicos. 


Já para o analista ambiental, a avaliação foi composta por 100 itens, sendo 40 de Conhecimentos Básicos e 60 Específicos.


No exame discursivo a cobrança variou conforme o cargo, sendo:

  • técnico: uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de tema relacionado ao Meio Ambiente e à Amazônia; e
  • analista: uma redação de texto dissertativo de até 45 linhas, abordando uma situação-problema a respeito de temas relacionados aos Conhecimentos Específicos constantes do item 13 do edital e relacionados à Amazônia.