Esse estilo de avaliação requer que os candidatos analisem cada questão cuidadosamente, uma vez que erros podem penalizar diretamente o resultado final.
Chegou a maior Black Friday dos concursos. Clique aqui para receber as melhores ofertas!
A banca, que destaca-se pelo seu perfil criterioso, é famosa por sua capacidade de testar não apenas o conhecimento, mas também a capacidade de interpretação e atenção aos detalhes dos candidatos.
O coordenador acadêmico do Qconcursos, Ricardo Baronovsky, proporciona dicas importantes para os candidatos que pretendem concorrera uma das vagas no órgão da área ambiental.
Além disso, o Cebraspe frequentemente exige o domínio de jurisprudências e o entendimento de interpretações recentes dos tribunais superiores, especialmente para os cargos que requerem conhecimento jurídico.
“O Cebraspe muitas vezes turva a literalidade da lei, introduzindo nuances que exigem atenção redobrada.”
Um outro ponto destacado pelo professor é ter atenção às palavras entre vírgulas e às formulações aparentemente simples que podem conter armadilhas.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!
Os desafios para encarar uma prova do Cebraspe podem tronar a preparação diferente, sendo fundamental revisar cuidadosamente a “lei seca”, estudar jurisprudências e atentar-se aos informativos do STF e STJ
Assim, os candidatos que conhecem o perfil da banca e se dedicam a uma preparação detalhada poderão ter mais chances de se destacarem.
Método Cebraspe: características e estratégias
O chamado “Método Cebraspe”, caracteriza-se pelo sistema de pontuação em que questões incorretas anulam questões corretas, exigindo uma estratégia apurada e uma preparação detalhada.
No “Método Cebraspe” cada questão errada penaliza o candidato com a perda de um ponto.
Essa metodologia torna a prova ainda mais desafiadora, pois um erro pode anular um acerto, o que exige dos candidatos uma análise detalhada e estratégica.
Ricardo Baronovsky alerta que “além de conhecimento, a banca Cebraspe exige inteligência de prova”, ressaltando a importância de calcular previamente o impacto de um possível chute e evitando respostas impensadas.
“Além de conhecimento, a banca Cebraspe exige inteligência de prova. Qual o custo-benefício de um chute na Cebraspe? Você precisa calcular isto previamente.”
A abordagem reforça a importância de evitar chutes aleatórios e de manter uma leitura cuidadosa e focada.
Acelere sua aprovação! Baixe aqui o E-BOOK de "Técnicas de estudos para concursos", com dicas do diretor de Mentorias do Qconcursos, aprovado em 14 concursos públicos, Fernando Mesquita. Acesse gratuitamente!
Jurisprudência e análise de assertivas
Outro ponto que marca o perfil das provas do Cebraspe é a exigência de conhecimentos jurisprudenciais, especialmente em áreas jurídicas.
Além de dominar a “lei seca”, ou seja, o texto legal, é fundamental que o candidato esteja atualizado com interpretações recentes de tribunais superiores, como o STF e o STJ.
Baronovsky também ressalta que o examinador muitas vezes altera a literalidade das leis ao formular questões, adicionando subjetividade.
“Ao transcrever a lei seca em palavras próprias, turva-se a literalidade do dispositivo memorizado pelo candidato”.
Por isso, candidatos devem focar na interpretação das assertivas e nos detalhes, pois os erros são geralmente implantados em termos entre vírgulas ou em palavras-chave.
Preparação: táticas recomendadas para o Cebraspe
Para se preparar de forma eficiente, é recomendável revisar jurisprudências e separar frases complexas em “períodos” para facilitar a análise.
Questões com afirmativas incompletas, por exemplo, têm alta probabilidade de serem consideradas erradas.
“Analisar cada frase da assertiva é essencial para entender se há algum detalhe incorreto”, orienta Baronovsky.
Além disso, ter conhecimento sobre os informativos do STF e STJ pode fazer a diferença nas matérias de direito, onde mais da metade das questões se concentra no entendimento dos tribunais.
+ O que estudar para concursos ambientais
Para o quadro de servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Governo Federal autorizou o provimento de 350 oportunidades.
Serão ofertadas 120 vagas para o quadro de analista administrativo e 230 oportunidades para analista ambiental.
A seleção tem caminhado a passos largos rumo à divulgação do edital. Isso se deve, sobretudo, à escolha da banca, que foi definida para organizar a seleção.
Conforme dispensa divulgada no Portal Nacional de Contratações Públicas na última quinta-feira, 5 de novembro, o concurso ICMBio ficará sob responsabilidade do Cebraspe.
Com a definição da banca, a expectativa agora recai sobre a publicação do edital, com todas as informações acerca das inscrições, provas e conteúdos programáticos.
Os dois cargos têm como requisito o nível superior completo em qualquer área de formação.
A remuneração, em início de carreira de analista administrativo e analista ambiental, será de R$10.735,72.
Esse valor já conta com as gratificações e o novo auxílio-alimentação de R$1 mil. A jornada de trabalho será de 40 horas.