Com 100 vagas, Inmetro não estará no Concurso Nacional Unificado

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia decidiu não aderir ao edital unificado para preencher as 100 vagas do concurso Inmetro.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:27/09/2023 às 15:25
Atualizado em:27/09/2023 às 15:43

O Inmetro não vai aderir ao Concurso Nacional Unificado e preencherá todas as suas 100 vagas autorizadas de forma separada. O edital, inclusive, está previsto para o mês de outubro.


A não adesão ao CNU foi informada pelo diretor de Administração e Finanças, Oswaldo Wanderley da Silva Neto, ao presidente da Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Asmetro), Sérgio Ballerini, e confirmada à reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos.


De acordo com Ballerini, o Inmetro já tem preparativos avançados internamente e, por isso, optou em não aderir ao "Enem dos Concursos" do Governo Federal.


O concurso Inmetro será destinado ao prenchimento de 100 vagas em cargos efetivos, sendo eles:

  • analista executivo - 40 vagas; e
  • pesquisador - 60 vagas.

O aval foi anunciado em junho pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI).

Concurso Inmetro pode tem edital previsto

Em entrevista recente à Folha Dirigida por Qconcursos, o presidente da Asmestro revelou que o edital do concurso Inmetro está previsto para outubro.


Sérgio Ballerini confirmou também as áreas do próximo edital, definidas pela comissão do concurso, que já está formada.


Segundo o presidente da Asmetro, as especialidades que serão contempladas já foram escolhidas e as oportunidades serão para as áreas Administrativas e Operacional.


O desejo do Inmetro é ter edital em outubro. Para isso, os esforços são para que a banca organizadora seja definida o quanto antes. O prazo era até meados de setembro, o que não aconteceu


De acordo com a portaria autorizativa, o Inmetro tem até o dia 13 de dezembro para publicar o seu edital, contando o prazo limite de seis meses.

Vagas para o RJ, DF e mais

Foi confirmado, também, que a maior parte das vagas deve ficar para o Rio de Janeiro, com chances em outras regiões.


O presidente da Asmestro confirma que a maior parte das oportunidades serão para o Estado do Rio de Janeiro, com cerca de 80% das 100 vagas.


Outras cidades também serão contempladas, como Goiânia GO, Porto Alegre RS e Brasília DF.


A sede do Inmetro no Rio de Janeiro fica no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.


O presidente da Asmetro ainda defendeu a utilização do cadastro de reserva. Ele considera 100 vagas uma oferta abaixo das necessidades do Inmetro e revelou que o instituto tem aproximadamente 700 cargos vagos.


Quer garantir a sua vaga em um concurso público? Conheça a Vitalícia Qconcursos, com descontos especiais em diversos planos, que vão te encaminhar para a conquista de uma das mais de 100 mil vagas em 2023! Acesse aqui!

Inmetro pode ter edital de concurso divulgado já no próximo mês

(Foto: Divulgação/Inmet)


Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!

Último concurso Inmetro foi há 9 anos

O Inmetro não realiza concurso para efetivos há quase dez anos. A última seleção aconteceu em 2014, sob organização do Idecan.


Na época, foram publicados três editais, com 80 vagas no total. Nos níveis médio e técnico foram oferecidas 28 vagas para assistente, em diversas áreas.


Os candidatos de nível médio realizaram provas objetivas e uma avaliação de títulos e experiência profissional. Já os concorrentes de nível superior, além dessas etapas, foram avaliados por provas discursivas e curso de formação.


Para especialista, foram realizadas avaliação de títulos e produção científica e tecnológica, defesa e arguição pública de Memorial e defesa e arguição pública de Plano de Trabalho.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!