Concurso INPI: órgão envia pedido para edital com 458 vagas
O Instituto Nacional de Propriedade Industrial enviou o pedido de autorização para um novo concurso INPI, com 458 vagas. Veja os detalhes!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:15/04/2024 às 12:31
Atualizado em:15/04/2024 às 14:13
Um novo concurso INPI já foi solicitado ao governo. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial enviou um pedido de autorização para preencher 458 vagas de nível superior.
A solicitação foi encaminhada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), pasta ao qual o INPI é vinculado.
Caberá ao MDIC o envio do pedido ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI), que é responsável por conceder as autorizações. Os órgãos federais têm até 31 de maio para encaminhar os pedidos.
Vale lembrar que essa nova leva de pedidos de autorização para novos concursos visa ao provimento em 2025. Mas, se autorizados pelo governo, o edital do INPI pode sair ainda este ano.
Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso ao ofício encaminhado pelo presidente do INPI, Júlio César Castelo Branco, ao ministro do MDIC, Geraldo Alckmin. No documento, foi revelada a distribuição das 458 vagas solicitadas.
O pedido de novo concurso para o INPI contempla os seguintes cargos:
analista de planejamento, gestão e infraestrutura em propriedade industrial: 51 vagas;
pesquisador em propriedade industrial: 254 vagas; e
tecnologista em propriedade industrial : 153 vagas.
Todas as carreiras são de nível superior.
O INPI apresenta diversas justificativas para a solicitação do novo concurso com esse quantitativo. O órgão argumenta, inclusive, que as 120 vagas ofertadas na atual seleção não suprem toda a necessidade.
"O INPI acredita que esses novos servidores, certamente, promoverão um importante aumento da produtividade do Instituto. Contudo, esse quantitativo é significativamente inferior à necessidade de força de trabalho já demonstrada pelo INPI, sobretudo ao observar-se o constante aumento da demanda pelos serviços da área finalística que impactam na área meio do Instituto, a evasão ocorrida nos últimos anos que reduziu fortemente o quadro de pessoal aliada à perspectiva de 97 (noventa e sete) aposentadorias nos próximos cinco anos."
Os três cargos também foram contemplados na atual seleção.
INPI solicita novo concurso com mais de 400 vagas efetivas
(Foto: Divulgação)
Concurso INPI pode ter cadastro de reserva aproveitado
Embora tenha recebido aval para apenas 120 vagas, o INPI tem o interesse de usar o seu cadastro de reserva, convocando mais aprovados.
A coordenadora de Recursos Humanos da autarquia, Sandra Cerqueira, falou a respeito da utilização do cadastro de reserva. Segundo ela, a intenção é aproveitar o máximo possível.
"Fizemos um dimensionamento da força de trabalho e nossas necessidades são superiores. Nosso pedido foi no sentido de 412 servidores, mas tivemos 120 autorizadas neste momento. Vamos sim fazer gestão para o aproveitamento máximo do cadastro reserva. Nossa administração do INPI já está fazendo a gestão nesse sentido", reforçou.
O INPI, porém, reforçou que as convocações acima das 120 vagas dependem de autorização do Governo Federal.
Vale lembrar que o Decreto nº 11.211, de 2022, ampliou o limite máximo de aprovados em concursos públicos para o triplo do número de vagas, ou seja, o INPI pode chamar até 360 aprovados.
Os valores já incluem o vencimento inicial mais o auxílio-alimentação reajustados no início do ano pelo Governo Federal.
As provas do concurso INPI foram adiadas, após as fortes chuvas no Rio de Janeiro e outros estados. No entanto, a banca divulgou a nova data e os exames foram reaplicados em fevereiro. Veja o cronograma!
O processo de um concurso público é cheio de termos técnicos e específicos. Baixe o e-book gratuito “Dicionário dos concursos” e compreenda exatamente o que está escrito nos editais. Acesse aqui!