O Instituto Nacional do Seguro Social publicou nesta quinta-feira, 4, os resultados do concurso INSS. Com a conclusão do curso de formação, a seleção está homologada nesta data, ficando válida, inicialmente, até 4 de maio de 2024.
No ano que vem, o processo poderá ser prorrogado por mais um ano (2025). Com a homologação do concurso, os candidatos já podem conferir o resultado das provas discursivas e, consequentemente, do curso de formação.
Conforme o edital, os mil primeiros aprovados no concurso INSS foram convocados para o curso de formação. Com a homologação, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, espera que as nomeações ocorram de forma imediata.
Ao todo, o concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social contou com mil vagas imediatas para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio.
Os contratados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79, para jornada de trabalho de 40 horas.
Concurso INSS pode ter chamada de excedentes
Com a chamada dos aprovados nas vagas imediatas, o Instituto Nacional do Seguro Social se prepara para convocar mais 250 aprovados.
A nota técnica, que conta com tal solicitação, foi elaborada e encaminhada para o Ministério da Previdência Social, em abril deste ano.
Como o adicional de 25% está previsto no Decreto Nº 9.739 e na Instrução Normativa Nº 2 de 2019, a solicitação deverá receber o aval do ministro da Previdência, que já afirmou que realizará tal medida.
Com a autorização do titular da pasta, a solicitação deverá então ser encaminhada para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pelos avais de concursos federais.
Nesta pasta, o INSS também não deverá encontrar barreiras, considerando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já sinalizou a necessidade de contratação de servidores na Previdência Social.
Segundo o INSS, 3.786 candidatos foram aprovados nas provas objetivas. No entanto, conforme o anexo VII do edital, até 3.373 candidatos têm chances de classificação no concurso, sendo pelo menos 2.487 na ampla concorrência.
Os aprovados no cadastro de reserva, que forem convocados, realizarão o curso de formação em Brasília, no Distrito Federal.