É importante destacar que o prazo máximo para nomear os novos servidores é até 4 maio de 2025, data em que se encerra a validade do concurso vigente.
Essas informações foram divulgadas pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) após a realização da primeira reunião da Mesa Setorial do INSS, convocada de forma extraordinária pela própria autarquia.
"Relacionado aos graves problemas estruturais do INSS, com ampla ligação com a forma de alteração dos processos de trabalho e a complexidade das exigências da Portaria 1.800, o INSS observou que já trabalha nas convocações para curso de formação de novos servidores para 20 de março de 2025, com nomeações até 4 de maio", disse a federação.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!
Com aval para excedentes, concurso INSS deve ter convocações em março
(Foto: Agência Brasil)
O INSS recebeu autorização do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) no dia 23 de dezembro para convocar 300 excedentes do último concurso. Inicialmente, o órgão havia solicitado a chamada de 500 aprovados, mas o aval contemplou um número menor.
No dia 3 de janeiro, o INSS informou que considera inviável realizar novos chamamentos antes do encerramento do prazo de validade do concurso de 2022. Assim, o cadastro de reserva não deverá ser totalmente aproveitado.
Segundo a comissão de aprovados, há atualmente cerca de 1.800 candidatos do último concurso que ainda aguardam convocação. Com a autorização para as 300 nomeações, o número de remanescentes será reduzido para aproximadamente 1.500, sem qualquer previsão de novas chamadas no momento.
Mais de 1.200 aprovados no concurso INSS já foram convocados
O concurso do INSS realizado em 2022, organizado pelo Cebraspe, ofertou 1 mil vagas imediatas para o cargo de técnico do seguro social. A remuneração inicial dos aprovados é de R$5.938,52.
De acordo com informações da autarquia ao Qconcursos Folha Dirigida, 1.262 candidatos aprovados já foram convocados para suprir a demanda de pessoal.
No entanto, 55 convocados não assumiram os cargos, resultando em 1.207 servidores efetivamente nomeados e em exercício como técnicos do INSS.
Apesar de o número de convocados ter superado as vagas inicialmente previstas no edital, o órgão ainda avalia novas convocações para aproveitar o cadastro de reserva dos classificados.
Acesse GRATUITAMENTE o ebook Guia de Concursos 2025 e tenha acesso à lista dos principais editais deste ano para a sua preparação.
Concurso INSS pode ter novo edital em 2025?
Além da previsão de convocação dos excedentes, a Fenasps também comentou a respeito de um novo concurso INSS em 2025. Nesse caso, as vagas seriam para o cargo de analista do seguro social.
De acordo com o sindicato, o órgão estaria trabalhando com a previsão desse edital ser divulgado ainda este ano. No entanto, ainda não há nenhuma autorização publicada que viabilize a seleção.
Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, o INSS se limitou a dizer que não há novo concurso previsto.
"Não há previsão de concurso para analistas em 2025", disse a autarquia.
A Fenasps não comentou acerca do quantitativo de vagas que estaria sendo cogitado para este possível concurso de analista. No último pedido de concurso, o INSS visava mais de 1,8 mil vagas.
Em 2023, a autarquia solicitou ao Governo Federal a abertura de 7.655 vagas, distribuídas da seguinte forma:
- Nível médio: técnico do seguro social (5.819 vagas);
- Nível superior: analista do seguro social (1.836 vagas).
O último concurso INSS para analistas foi realizado em 2015, ou seja, há dez anos.
Concurso para perito do INSS terá provas em fevereiro
O Ministério da Previdência Social (MPS) publicou o edital do novo concurso para peritos do INSS, organizado pelo Cebraspe. A seleção oferece 250 vagas para o cargo de perito médico.
A função exige graduação em Medicina, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e registro ativo no conselho regional de medicina correspondente.
Os aprovados terão uma remuneração inicial de R$14.166,99, que inclui o salário-base e a Gratificação de Desempenho de Atividade Médico-Pericial (GDAMP).
As inscrições estiveram abertas até o dia 9 de janeiro, exclusivamente pelo site do Cebraspe.
A seleção incluirá provas objetivas e análise de títulos. Os exames estão programados para o dia 16 de fevereiro de 2025, no período da tarde, e serão aplicados nas 26 capitais estaduais e no Distrito Federal.