Concurso INSS: decreto autoriza a convocação de 300 excedentes

Foi publicado o decreto que autoriza a nomeação de 300 excedentes do concurso INSS. Veja os detalhes abaixo!

Autor:Mateus Melis
Publicado em:23/12/2024 às 07:42
Atualizado em:23/12/2024 às 09:50

Foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 23 de dezembro, o decreto que autoriza a nomeação de 300 candidatos excedentes do concurso INSS.

Vale destacar que, apesar da autorização para 300 excedentes, o número é inferior à solicitação feita pela autarquia, cujo quantitativo era mais de 500 aprovados na seleção.


De acordo com informações repassadas pela própria autarquia ao Qconcursos Folha Dirigida, mais de 1.262 aprovados já foram convocados para suprir a carência no quadro funcional.


Desse quantitativo, 55 não tomaram posse. Dessa forma, apenas 1.207 servidores foram efetivamente nomeados e tomaram posse como técnicos do INSS.


Com as 300 nomeações autorizadas nesta segunda, o número de aprovados do concurso de 2022 que ingressarão nos quadros da autarquia passará a ser de 1.507 novos servidores.


Apesar do decreto reforçar que a convocação dos aprovados dependerá de disponibilidade de vagas, tal ponto indicado não deverá ser um impeditivo para o Instituto Nacional do Seguro Social, visto que a autarquia possui um total de 23.984 vacâncias.


A maior carência é justamente para o cargo de técnico do seguro social, que foi ofertado no concurso INSS. Ao todo, são 20.456 postos em aberto para essa função.


Organizado pelo Cebraspe, o último concurso INSS ofereceu mil vagas para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio. A remuneração inicial do aprovado será de R$5.938,52.


O concurso INSS de 2022 ficará válido até maio de 2025, período limite para que as convocações de aprovados ocorram.


Comece agora e seja um dos primeiros a garantir a aprovação nos concursos em 2025. Acesse aqui e confira!

Decreto autoriza a convocação de 300 excedentes no concurso INSS

(Foto: Pedro França/Agência Senado)


Após concurso INSS, edital é publicado para perito médico

O Ministério da Previdência Social (MPS) divulgou o edital do seu novo concurso para peritos do INSS.


Organizado pelo Cebraspe, a seleção conta com 250 vagas de perito médico.


Para concorrer, é preciso ter o nível superior em Medicina, sendo indispensável a apresentação do diploma devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), e registro no respectivo conselho regional.


A remuneração do perito será de R$14.166,99, considerando o salário base e a Gratificação de Desempenho de Atividade Médico-Pericial (GDAMP).


As inscrições do concurso MPS iniciam nesta segunda-feira, 23, e ficam abertas até as 18h do dia 9 de janeiro de 2025, no site da banca Cebraspe.


Os candidatos do concurso MPS, para peritos do INSS, serão avaliados por meio de provas objetivas e avaliação de títulos.


As provas objetivas estão agendadas para o dia 16 de fevereiro de 2025, no turno da tarde. Os exames ocorrerão nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.


Ao todo, serão cobradas 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Gerais e 70 Específicos.


Serão exigidos conhecimentos nas seguintes áreas:

Conhecimentos Gerais

  • Língua Portuguesa;
  • Ética no Serviço Público;
  • Noções de Legislação Constitucional;
  • Noções de Legislação Administrativa; e
  • Noções de Informática.

Conhecimentos Específicos

  • Medicina Geral;
  • Medicina do Trabalho;
  • Direito do Trabalho;
  • Noções de Legislação Previdenciária;
  • Legislação referente ao SUS; e
  • Legislação de Assistência Social.

Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos seguintes critérios:

  • obtiver nota inferior a dez pontos em Conhecimentos Gerais;
  • obtiver nota inferior a 21 pontos em Conhecimentos Específicos; e
  • obtiver nota inferior a 36 pontos no conjunto das provas objetivas.

Os candidatos não eliminados serão ordenados por localidade de vaga, de acordo com os valores decrescentes da nota final nas provas objetivas e listados em ordem alfabética, no edital de resultado final das avaliações.


Após a conclusão de todas as etapas, o concurso será homologado e ficará válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Clique para entrar na lista VIP!