Ainda não há um quantitativo de vagas definido, já que a realização do concurso ainda depende de autorização oficial do Ministério da Gestão e Inovação. No entanto, o último pedido de concurso feito pelo INSS visava mais de 1,8 mil vagas.
Em 2023, a autarquia solicitou ao Governo Federal a abertura de 7.655 vagas, distribuídas da seguinte forma:
- Nível médio: técnico do seguro social (5.819 vagas);
- Nível superior: analista do seguro social (1.836 vagas).
Vale ressaltar que o governo pode autorizar o pedido integralmente ou com uma redução no número de vagas.
A última seleção autorizada para o INSS contou com mil vagas, sendo todas destinadas ao cargo de técnico. No entanto, o pedido anterior feito pelo órgão também incluía vagas para analistas.
O último concurso INSS para analistas foi realizado em 2015, ou seja, há dez anos.
A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta a assinatura mais completa do mercado AQUI!
Novo concurso INSS para analistas está nos planos e pode sair em 2015
(Foto: Pedro França/Agência Senado)
Veja como foi o último concurso INSS para analista
Em 2015, o realizou um concurso público para o cargo de analista do seguro social, destinado a profissionais com formação superior em Serviço Social.
A banca organizadora responsável pelo concurso foi o Cebraspe, anteriormente conhecido como Cespe/UnB.
O concurso ofereceu 150 vagas para Analista do Seguro Social, exigindo dos candidatos diploma de nível superior em Serviço Social e registro no respectivo conselho de classe. A taxa de inscrição foi fixada em R$80.
A avaliação consistiu em provas objetivas, compostas por 120 questões de múltipla escolha, divididas entre Conhecimentos Básicos e Específicos.
Para ser aprovado, o candidato precisava alcançar, no mínimo, 10 pontos em Conhecimentos Básicos, 21 pontos em Conhecimentos Específicos e 36 pontos no total da prova.
As provas foram aplicadas em todas as capitais brasileiras, proporcionando ampla acessibilidade aos candidatos de diferentes regiões. O concurso teve validade de um ano, prorrogável por igual período, conforme necessidade do INSS.
Acesse GRATUITAMENTE o e-book Guia de Concursos 2025 e tenha acesso à lista dos principais editais deste ano para a sua preparação.
INSS recebeu aval para chamar excedentes
Em 2022, o INSS realizou o seu último concurso público, com vagas para técnico do seguro social. A seleção segue vigente até maio de 2024, sem chance de nova prorrogação.
A autarquia recentemente recebeu um aval para chamar mais aprovados. Ao todo, o INSS poderá contar com 300 excedentes, ou seja, aprovados além das vagas imediatas que apenas aguardam convocação.
No entanto, o órgão ainda não conseguirá convocar todos os aprovados. De acordo com a comissão de aprovados, há cerca de 1.800 candidatos classificados no último concurso do INSS que ainda aguardam convocação.
Com a recente autorização do governo para 300 novas nomeações, o número de remanescentes deve diminuir para aproximadamente 1.500. No entanto, não há previsão para novas convocações além desse número.
Como o prazo de validade do concurso termina em 4 de maio, qualquer nova convocação após essa data dependerá da realização de um novo certame, caso não seja concedida uma prorrogação ou autorização adicional pelo governo.
+ Concurso INSS terá mais excedentes em 2025? Autarquia responde!
Mais de 1.200 aprovados no concurso INSS já foram convocados
O concurso público do INSS, realizado em 2022 para o cargo de técnico do seguro social, ofertou 1.000 vagas imediatas e foi organizado pelo Cebraspe. A remuneração inicial para o cargo é de R$5.938,52.
De acordo com informações fornecidas pela autarquia ao Qconcursos e Folha Dirigida, até o momento, 1.262 candidatos aprovados foram convocados para suprir as necessidades de pessoal do órgão.
Apesar disso, 55 convocados não tomaram posse, o que resultou em 1.207 novos servidores nomeados e atualmente em exercício como técnicos do INSS.
Embora o número de convocados já tenha ultrapassado o total de vagas previstas no edital, o instituto ainda considerava realizar novas convocações para atender à demanda crescente de serviço.