Conheça a história de Abner até a aprovação no concurso INSS
Conheça a história até a aprovação de Abner de Oliveira no concurso INSS para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio.
Aprovados em Concursos
Autor:Repórter Folha
Publicado em:15/08/2024 às 18:00
Atualizado em:15/08/2024 às 18:01
A jornada rumo à aprovação em um concurso público é, muitas vezes, marcada por desafios, sacrifícios e, por que não, momentos de desânimo. Para Abner de Oliveira, de Mangaratiba, no estado do Rio de Janeiro, a trajetória foi repleta de altos e baixos, mas, acima de tudo, de perseverança.
Abner tem uma história que podemos dizer ser um verdadeiro exemplo de como a dedicação e a organização nos estudos podem transformar sonhos em realidade.
Desde cedo, Abner entendeu que a educação seria o caminho para melhorar de vida. De família de educadores, sempre esteve envolvido com os estudos, mas foi somente em 2019 que decidiu profissionalizar a preparação para concursos.
Foi a partir desse momento que a vida tomou um rumo diferente, com foco total na rotina de estudos e na busca por estabilidade e realização profissional.
No entanto, a relação de Abner com os concursos públicos não começou com um plano de carreira definido. Mas desde as provas para escolas técnicas até o Enem, Abner sempre esteve em busca de oportunidades que o levassem a uma vida melhor.
"Minha história com o concurso público meio que acontece por acaso", admite.
A primeira incursão de Abner no mundo dos concursos ocorreu em 2013, quando fez, sem grandes pretensões, duas provas para prefeituras próximas à sua residência.
"Era aquela coisa de você fazer uma prova, a prefeitura faz, e acabo passando nas duas", recorda.
O caminho, no entanto, não foi fácil. Abner enfrentou períodos de frustração, especialmente após reprovações que quase o fizeram desistir dos objetivos. Mas foi justamente nas adversidades que Abner encontrou forças para continuar.
Com muita determinação e utilizando as ferramentas estratégicas, como as do Qconcursos, conseguiu superar obstáculos e alcançar a aprovação.
Ao longo dos anos, foram seis aprovações em concursos públicos, incluindo cargos importantes como o atual de técnico de seguro social no INSS, que assumiu em 2024.
A trajetória revela não apenas a importância de uma preparação adequada, mas também a necessidade de equilíbrio entre estudos e qualidade de vida, aspectos que fizeram total diferença na trajetória de Abner.
Hoje, Abner de Oliveira é mais do que um concursado. É uma inspiração para todos que sonham em seguir o mesmo caminho.
Abner sempre foi uma pessoa ansiosa, característica que, muitas vezes, foi acentuada pela pressão dos estudos para concursos. E, durante sua jornada, não foram poucos os momentos em que ele pensou em desistir.
"Eu sou uma pessoa, sim, ansiosa. A rotina de concursos afeta, né, muitas vezes, as nossas emoções", confessa.
Em 2021, no auge da pandemia, Abner enfrentou uma das fases mais difíceis de sua vida. Estava em teletrabalho, e, fora da jornada laboral, dedicava-se intensamente aos estudos.
"Eu estudei para a Polícia Federal e para a PRF, e aí cheguei a fazer jornadas de estudo de 10 horas diárias", relembra.
Após meses de preparação intensa, enfrentou as provas em maio de 2021, mas, para sua frustração, não conseguiu a aprovação em ambas por apenas duas questões.
"Foi um momento de muito desânimo, de muita tristeza, que eu pensei, ah, não, não vai acontecer. Eu não vou conseguir um cargo federal, eu não vou conseguir alcançar. Mais do que isso que eu fiz aqui, não tem como eu fazer", desabafa.
O revés foi um golpe duro para Abner, que chegou a ficar de três a quatro meses sem estudar, imerso em dúvidas e incertezas.
"Foi um momento que realmente pensei em parar. Achei que seria impossível. Eu olhava e falava, não, não tem como, não vai dar".
Contudo, após o período de pausa, Abner conseguiu retomar os estudos com uma força renovada. E, felizmente, os frutos começaram a aparecer.
Virada de chave na preparação
Em 2019, Abner tomou uma decisão de deixar de estudar de forma esporádica e adotar uma rotina estruturada e profissional de estudos. Desta forma começou a organizar um espaço de estudo em casa e investiu em materiais para preparação.
Neste momento, passou a usar a plataforma do QConcursos como principal ferramenta de prática e avaliação.
"O Qconcursos foi a principal ferramenta de prática, de avaliação dos níveis de estudo que eu estava tendo", explica.
Segundo Abner, o Qconcursos se tornou essencial na rotina de Abner e o ajudou a monitorar o desempenho e a identificar os pontos fracos.
A capacidade de visualizar os índices de acertos e esmiuçar as disciplinas para focar nas áreas de maior dificuldade foi fundamental para o progresso de Abner.
"As ferramentas estatísticas do Qconcursos foram, desde o início, o que mais me ajudou disparado (...) a parte de estatística para mim é a melhor funcionalidade", elogia.
A partir do momento em que profissionalizou o processo de preparação para as provas de concursos públicos, Abner passou a ver os resultados do esforço começarem a aparecer, sendo aprovado em seis concursos públicos.
No entanto, quatro delas após ter adotado uma abordagem mais séria nos estudos.
Dentre as conquistas estão a aprovação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro para o cargo de investigador, no concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) para técnico judiciário, e no INSS para técnico de seguro social, cargo que assumiu em junho de 2024.
A dedicação foi recompensada quando obteve uma média entre 8,5 e 9 na segunda fase do concurso INSS, o que o levou à nomeação. Abner diz ainda que o Qconcursos foi um aliado constante nessas aprovações.
"Por exemplo, no mês de novembro de 2022, que foi o mês da prova do INSS, praticamente só estudei pelo QConcursos. Foi o mês que eu só fiz revisões, só fiz questões", conta.
A rotina de Abner, especialmente durante a preparação para o concurso INSS, foi intensa, mas bem equilibrada, segundo o técnico do seguro social do INSS. Os estudos eram constantes nas primeiras horas da manhã, quando a mente estava mais fresca e descansada.
Além disso, ele sabia da importância de equilibrar os estudos com outras áreas da vida, como atividade física e uma alimentação saudável, para garantir um bom desempenho durante as longas horas de prova.
"O que não pode faltar? Rotina de atividade física, uma alimentação boa, porque as provas exigem da gente um nível de concentração de 4 horas, de 5 horas, 5 horas e meia".
A história de Abner de Oliveira é uma prova de que, mesmo diante das adversidades, é possível alcançar os objetivos através da perseverança e da adaptação. Saber transformar momentos de desânimo em oportunidades para crescer e se reinventar pode ser o diferencial na jornada rumo à aprovação.
"O ideal realmente é que você tenha uma divisão, uma organização de carga horária, de metas para bater, para que você possa controlar a ansiedade que vem nessa rotina de estudos".