O concurso INSS segue com as etapas em andamento. Mas qual foi o percentual de faltosos nas provas?
Folha Dirigida teve acesso aos números. A relação é dividida por cada GEX e apresenta uma média de 30 a 45% de abstenções.
A maior abstenção registrada foi no estado de São Paulo, com 53,14%. Em segundo ficou o Estado da Bahia, na GEX de Feira de Santana, com 47, 43% de faltosos.
Número de faltosos nas provas do concurso INSS 2022/ 2023
+ Reprovado no concurso INSS? Veja outras seleções para concorrer
Conforme a relação, o maior percentual de faltas foi para a Gerência Executiva de Guarulhos, na cidade de São Paulo. Na região foram 53,14% de abstenções.
A GEX teve as provas reaplicadas, depois de ser cancelado o exame do dia 27 de novembro, que seria realizado na Universidade de Guarulhos (UnG).
Na época, o Cebraspe, organizador do concurso, afirmou que a aplicação das provas foi inviabilizada por intercorrências no local e anunciou a nova data para 11 de dezembro.
Sobre a reaplicação de uma das provas o Cebraspe explicou que não afetou os demais candidatos, já que o concurso é realizado de maneira regional.
"A concorrência do certame é segmentada por Gerência Executiva, de modo que o ocorrido não compromete a continuidade do concurso para os candidatos que concorrem às demais Gerências Executivas, estando mantidas as provas aplicadas para esses candidatos", disse a banca em seu comunicado.
Concurso INSS divulgou resultado final das provas
Em 22 de dezembro foi divulgado o resultado final das provas objetivas do INSS. O documento está disponível no site da banca Cebraspe para consulta. Também já está disponível o resultado de Guarulhos SP.
+ Concurso INSS: divulgado o resultado final das provas objetivas
Conforme o edital, serão convocados para o curso de formação os classificados dentro do número de vagas imediatas previsto no edital (mil).
Os habilitados realizarão o curso de formação nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Para ser aprovado nesta última etapa, será preciso alcançar notas satisfatórias nas provas objetivas e discursivas, que compõem essa etapa.
Durante a formação, o concorrente ainda fará jus, a título de auxílio financeiro, a 50% da remuneração da classe/padrão inicial do cargo.