Concurso Ipea: órgão pede autorização para nomear os aprovados

Com resultado final já homologado, o concurso Ipea agora espera por um aval do MGI para nomear os aprovados. Saiba mais detalhes!

Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:09/07/2024 às 18:31
Atualizado em:09/07/2024 às 18:38

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada encaminhou um ofício à ministra Esther Dweck e solicita autorização para nomear os aprovados do concurso Ipea. A seleção visa preencher 80 vagas em cargos efetivos.


O resultado final homologado do concurso foi publicado no final de junho. Agora, o Ipea aguarda por um aval do Ministério da Gestão e Inovação (MGI).


No documento encaminhado ao MGI, o Ipea argumenta que o último concurso público ocorreu em 2008, ou seja, há mais de 15 anos.


Nesta última seleção, o Ipea informa que foram nomeados 112 aprovados. No entanto, entre 2008 e maio de 2024, período em que ficou sem concurso, 338 servidores deixaram o quadro do órgão em função de aposentadorias.


Segundo o Ipea, isso tem dificultado o cumprimento efetivo de sua missão institucional.


Assim que o aval for publicado autorizando as nomeações, o órgão poderá convocar os 80 aprovados para assumir as vagas imediatas. Os demais farão parte de um cadastro de reserva e poderão ser convocados durante todo o prazo de validade.


O concurso Ipea a ficará vigente até junho de 2026.


Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!

Já homologado, concurso Ipea oferece 80 vagas e aguarda aval para nomear aprovados

(Foto: Divulgação)


Concurso Ipea tem ganhos de R$20,9 mil

edital do concurso Ipea foi publicado em novembro do ano passado e trouxe uma oferta de 80 vagas imediatas o técnico em planejamento e pesquisa. A carreira proporciona ganhos de R$20.924,80, para jornada de 40 horas.


Essas oportunidades serão providas após o aval para as nomeações. Além disso, por lei, todos os órgãos federais ainda podem solicitar um acréscimo de 25% das vagas imediatas para provimentos adicionais.


Portanto, o Ipea pode chamar mais 20 candidatos excedentes, se houver autorização.


Os convocados serão lotados, inicialmente, em Brasília DF e, após 12 meses, poderão ser alocados na unidade do Rio de Janeiro.


Tem dúvidas sobre o concurso público ideal? Com o "Guia Carreiras no Serviço Público" você poderá conhecer os cargos e carreiras disponíveis no serviço público e entender qual tem mais a ver com você. Baixe gratuitamente aqui!


Veja como as provas do concurso Ipea

Aplicadas em fevereiro, as provas do concurso Ipea foram compostas por 100 questões de múltipla escolha, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 70 Específicos.


Na parte de Conhecimentos Gerais, as disciplinas cobradas foram comuns a todos os cargos, sendo elas:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • Estado e Políticas Públicas; e
  • Realidade Brasileira Atual.

Já na parte de Conhecimentos Específicos, o conteúdo era de acordo com a especialidade escolhida pelo candidato.


A Fundação Cesgranrio foi a banca organizadora e, de acordo com o relatório divulgado, a seleção registrou 8.738 abstenções no turno da manhã e 9.621 faltosos à tarde.


concurso do Ipea registrou mais de 26 mil inscritos, que concorriam às 80 vagas de técnico em planejamento e pesquisa, de nível superior.