Instituto deseja novo concurso Ipem RJ e revela 164 cargos vagos

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro estuda a realização de um novo concurso Ipem RJ para diversos cargos. Entenda!

Autor:
Publicado em:05/08/2020 às 05:35
Atualizado em:05/08/2020 às 05:35

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro necessita de um novo concurso Ipem RJ. Em um protocolo aberto na Secretaria Estadual de Fazenda, a autarquia revela que conta com 164 vagas em aberto, em diversos cargos.

Segundo o Instituto, são 364 vagas no total, estando 220 delas ocupadas. No entanto, como há cargos em extinção, a carência chega a 164 vagas, que estão distribuídas pelas seguintes carreiras:

Advogado (duas vagas), analista de sistemas (uma), assistente social (uma), psicólogo (uma), assistente administrativo (12), auxiliar metrológico (16), técnico de qualidade (57), técnico de contabilidade (quatro), técnico de informática (cinco) e técnico metrológico (57).

Além de redator (uma), auxiliar de serviços gerais (três) e telefonista (quatro). No caso desses três cargos, no entanto, o Ipem não realiza concurso há mais de dez anos.

Concurso Ipem RJ pode ter estudos iniciados (Foto: Divulgação)
Concurso Ipem RJ pode ter estudos iniciados (Foto: Divulgação)

 

A partir da relação de cargos vagos, a autarquia solicitou um novo concurso público. Porém, só seria possível abrir uma seleção para a reposição de vacâncias ocorridas durante a vigência do Regime de Recuperação Fiscal (a partir de 2017).

Além disso, o aval precisaria estar condicionado à previsão nas Leis Orçamentárias e às Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Casa Civil e Governança.

Desta forma, o novo concurso Ipem RJ não pode ser realizado enquanto perdurar o Regime de Recuperação Fiscal. No entanto, conforme consta em documento na Secretaria da Fazenda, podem ser adotadas medidas preliminares de verificação e preparação para a realização da seleção.

Conheça o Ipem RJ

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro foi criado em 1956, visando à defesa do consumidor no campo da Metrologia Legal e Qualidade Industrial. Em 1996, o Instituto se transformou em autarquia vinculada, administrativamente, à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Instituto ainda é delegado ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para realizar as verificações, certificações e fiscalizações em produtos e serviços acreditados pelo mesmo. 

A missão do Ipem RJ é garantir à sociedade do Estado do Rio de Janeiro a execução da Metrologia Legal, assim como a conformidade industrial com eficácia e confiabilidade. 

Entenda o bloqueio de vagas no Estado do Rio

Em junho, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, publicou dois decretos que, juntos, bloqueiam mais de 9.500 cargos vagos originados durante o Regime de Recuperação Fiscal no Estado.

FOLHA DIRIGIDA questionou o Ministério da Economia, pasta que conta com o Conselho de Supervisão do RRF-RJ. Segundo o ministério, o bloqueio deverá vigorar até o encerramento do Regime de Recuperação Fiscal, ou seja, 5 de setembro de 2020.

Contudo, se houver prorrogação do RRF, o bloqueio ficará válido até setembro de 2023. Durante esse período, no entanto, os concursos RJ não ficam proibidos. Mas, para realizá-los, o estado deverá observar alguns critérios.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos

Segundo o ministério, o estado pode repor vacâncias. No entanto, essas vagas não podem estar listadas nos decretos de bloqueio assinados por Witzel. Além disso, o Artigo 8° da Lei Complementar permite apenas a realização de concurso público para reposição de vagas que surgiram ao longo do RRF.

Ou seja, concursos públicos apenas para cadastro de reserva não podem ser realizados. Para isso, o órgão precisa comprovar que precisa, pelo menos, repor uma vaga, desde que esta não esteja bloqueada. [tag_teads]

Último concurso Ipem RJ ocorreu há dez anos

O último concurso Ipem RJ foi realizado em 2010. Na época, a seleção teve a Fundação Ceperj como organizadora. Foram oferecidas 256 vagas regulares e 13 para pessoas com deficiência. 

As oportunidades foram distribuídas por cargos de todos os níveis de escolaridade, sendo eles:

  • Nível fundamental: auxiliar metrológico;
  • Nível médio: assistente administrativo;
  • Nível médio técnico: técnico de qualidade, técnico em contabilidade, técnico em informática e técnico metrológico;
  • Nível superior: administrador, advogado, analista de sistemas, assistente social, bibliotecário e psicólogo.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, discursivas e de títulos. No caso dos cargos de assistente administrativo e auxiliar metrológico, a seleção contou apenas com o exame objetivo.

A prova de múltipla escolha teve 40 questões para os níveis médio e fundamental e 50 para os graduados. Dependendo do cargo, foram cobradas as disciplinas de: Português, Noções de Informática, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos.

A seleção teve validade de um ano, cabendo prorrogação por mais um ano. Os aprovados foram contratados por meio do regime estatutário e os salários, na épora, variaram entre o mínimo (R$783,81) e máximo de R$2.440.