Concurso ISS Fortaleza: lei que reestrutura cargos é publicada

Lei Complementar que altera o Plano de Cargos e Salários para o novo concurso ISS Fortaleza CE é sancionada. Confira os detalhes!

Autor:
Publicado em:28/12/2022 às 16:35
Atualizado em:28/12/2022 às 16:35

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, sancionou a Lei Complementar 342/2022, que altera o Plano de Cargos e Salários dos servidores da Secretaria Municipal das Finanças (Sefin / ISS Fortaleza),.

O texto prevê a criação de 50 cargos para provimento efetivo de analista fazendário municipal. Eles irão substituir os então analistas do Tesouro Municipal. 

Dessa forma, o novo concurso ISS Fortaleza CE já deve oferecer vagas para analista fazendário municipal. 

A Lei Complementar também cria a Gratificação de Desempenho Fazendário (GDF) para atender ao reconhecimento do desempenho dos servidores. A gratificação será de até 40% do vencimento básico, correspondente à primeira referência da Classe IV (IV A).

A jornada de trabalho dos aprovados no concurso após a publicação da Lei será de 40 horas por semana. 

Cidadãos de Fortaleza recebem atendimento em um dos postos da Secretaria de Finanças
Sefin de Fortaleza CE prepara novo concurso para auditores
e analistas (Foto: Divulgação)

De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, o próximo edital terá 50 vagas destinadas à Secretaria Municipal das Finanças, que não publica novos editais há mais de dez anos. As oportunidades para pasta estarão distribuídas da seguinte forma: 

  • Auditor do Tesouro Municipal: 30 vagas;
  • Analista Fazendário Municipal (antigo Analista do Tesouro Municipal): 20 vagas.

Ambas as carreiras exigem nível superior. Para se candidatar a auditor do Tesouro Municipal é preciso ter graduação em qualquer especialidade. Já para analista, o requisito é ter diploma de graduação nas áreas especificadas em edital.

Os vencimentos básicos, segundo a Lei recém-sancionada, são de R$11.655 para auditor do Tesouro Municipal e R$9.324 para analista fazendário municipal. Os servidores ainda contam com gratificações e adicionais. 

Comissão do concurso ISS Fortaleza CE já está formada

Em setembro deste ano, foi publicada no Diário Oficial de Fortaleza a comissão organizadora do concurso para auditores e analistas do Tesouro Municipal. 

O grupo é responsável por elaborar o edital, assim como coordenar e supervisionar o processamento de todas as etapas da seleção. 

Os preparativos para este concurso começaram em 2020. Na época, foi anunciado que a oferta seria de 50 vagas somente para analista do Tesouro Municipal. 

Cebraspe (antigo Cespe/UnB) também foi escolhido como organizador da seleção. Entretanto, em meados de 2020, o contrato acabou suspenso em decorrência da pandemia do Coronavírus. 

A vigência contratual com o Cebraspe voltou a valer em setembro de 2020. Porém, ainda não há informações se a banca será mantida no concurso ou se uma nova licitação será realizada.

Caso seja confirmado como organizador, o Cebraspe ficará responsável por receber as inscrições do concurso em seu site. Além de viabilizar e aplicar as etapas, como as provas objetivas.

Último concurso ISS Fortaleza CE ocorreu há 14 anos

Em 2008, foi divulgado o edital do último concurso para Sefin de Fortaleza, no Ceará. A oferta foi de 60 vagas para auditores e analistas. 

O cargo de auditor exigiu graduação completa em qualquer área. Já para analista foi preciso ter nível superior nas áreas de: Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Direito, Economia, Engenharia e Geografia.

Os inscritos a auditor foram avaliados por três provas objetivas. A primeira cobrou questões de Conhecimentos Básicos e a segunda de Conhecimentos Específicos. Já a terceira foi composta por perguntas de Conhecimentos Especializados.

Por sua vez, os candidatos ao cargo de analista foram submetidos a provas objetivas de Conhecimentos Básicos (comuns a todas as especializações) e Conhecimentos Específicos.

Para ser classificado na primeira fase foi necessário alcançar o mínimo de 50% de aproveitamento em cada exame e 60% no somatório. O concurso teve validade de um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.