O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, voltou a falar sobre concursos públicos nesta quarta-feira, 4. Ele confirmou que está em planejamento a abertura de mais de 100 vagas para agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).
Porém, segundo o prefeito, ainda não há previsão para a publicação do edital. As declarações foram concedidas no Parque Solon de Lucena, onde foi aberto o calendário de ações para o Maio Amarelo, mês de conscientização para a redução de acidentes de trânsito.
“A Semob está se modernizando. Logo logo estaremos lançando concurso para os agentes de trânsito da Semob. Estou esperando o resultado do estudo da Semob mas passa de 100 agentes (número de vagas)”, afirmou o prefeito, em entrevista ao blog ParaíbaRadioBlog.
Tais vagas já tinham sido anunciadas por Cícero Lucena no final do ano passado. Elas integram o pacote de concursos João Pessoa PB que estão previstos para 2022. Ao todo, a estimativa é que sejam abertas 804 oportunidades.
A oferta será para cargos dos níveis médio e superior, atendendo às demandas das secretarias de Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, entre outros.
Veja a distribuição por cargos:
- 100 vagas para agente de mobilidade urbana (Semob);
- 200 vagas de guardas civis municipais;
- 20 vagas de assistentes sociais;
- Oito vagas de contadores;
- 10 vagas de analistas de Tecnologia da Informação;
- 22 vagas de analistas de sistemas;
- 150 vagas de professores da Educação Básica I;
- 200 vagas da Educação Básica II;
- 30 vagas de supervisores escolares;
- 20 vagas de orientadores educacionais;
- 20 vagas de psicólogos;
- 20 vagas de assistentes sociais escolares;
- Quatro vagas de bibliotecários.
O prefeito afirmou que a intenção é convocar os aprovados já em 2022 .
“Porque, agora nós dimensionamos algumas necessidades que temos, principalmente nas áreas de tecnologia, educação, que teve um crescimento de mais de 12 mil alunos na rede, e precisamos da contratação de professores, supervisores, psicólogos e assistentes sociais”.
Concurso João Pessoa PB: próxima etapa é escolher a banca
De acordo com o secretário de Administração, Valdo Alves, o próximo passo para abertura do concurso é a contratação da banca organizadora. Uma instituição será escolhida para receber as inscrições e aplicar as etapas da seleção, como provas objetivas.
A banca ainda participará da definição do cronograma, com as datas de abertura das inscrições e de aplicação das provas.
O secretário destacou o compromisso da atual gestão, que já realizou um concurso em 2020.
“Estamos mostrando sempre a transparência que o prefeito Cícero Lucena tem com nossa cidade. No primeiro ano, com cinco meses de gestão, ele já realizou o primeiro concurso com 601 vagas e já chamou todos os aprovados. Além disso, convocou 106 pessoas a mais. Entre administração direta e Saúde já foram chamadas 707 pessoas. E agora anunciamos mais um concurso com 804 vagas”, falou.
Veja detalhes do último concurso João Pessoa PB
A Prefeitura de João Pessoa publicou, em 2020, editais de concurso com 601 vagas. Tais oportunidades foram para as áreas Administrativas e da Saúde, com salários de R$1.306,48 a R$6.412,30 para cargos dos níveis médio, técnico e superior.
Confira a distribuição das oportunidades por área:
Área Administrativa
- engenheiro (dez vagas) - nível superior;
- arquiteto (dez vagas) - nível superior; e
- assistente administrativo (300) - nível médio.
Área da Saúde
- assistente social em saúde (cinco vagas) - nível superior;
- biomédico (uma) - nível superior;
- farmacêutico (13) - nível superior;
- condutor de ambulância (três) - nível médio;
- enfermeiro (38) - nível superior;
- fisioterapeuta (11) - nível superior;
- médico (93) - nível superior;
- nutricionista (nove) - nível superior;
- psicólogo (17) - nível superior;
- sanitarista (três) - nível superior; e
- técnicos de enfermagem (81), em laboratório (quatro), em radiologia (duas) e em imobilização ortopédica (uma) - nível médio técnico.
Com organização do Instituto AOCP, os concorrentes foram avaliados por provas objetivas com 60 questões, sendo dez de Língua Portuguesa, cinco de Matemática, cinco de Informática e 40 de Conhecimentos Específicos.
Os habilitados em cargos de nível superior, dentro das classificações estabelecidas no edital, ainda foram convocados para o exame de títulos.