Concurso João Pessoa PB: prefeito anuncia 500 vagas na Educação
Prefeito Cícero Lucena anuncia um novo concurso João Pessoa PB, com 500 vagas na Educação. Edital deve sair ainda este mês!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:10/04/2025 às 15:30
Atualizado em:10/04/2025 às 16:23
Um novo concurso João Pessoa PB foi anunciado e contará com uma oferta de 500 vagas na área da Educação. A previsão é para que o edital seja divulgado até o final do mês de abril.
A seleção será destinada a servidores efetivos. O anúncio foi feito pelo próprio prefeito, Cícero Lucena, nesta quinta-feira, 10.
O chefe do município reuniu a imprensa para apresentar um balanço das ações da Administração Municipal neste ano, justamente na data em que se completam 100 dias de sua nova gestão.
"Graças a Deus iniciamos esta nova gestão com realizações no sentido de dar continuidade ao planejamento assumido no compromisso de campanha e nas necessidades da nossa cidade. Esse compromisso pode ser visto na Educação, onde hoje anunciamos um novo concurso com 500 vagas. Esperamos divulgar o edital ainda este mês e, consequentemente, vencer as etapas de seleção, de prazo para estudar e contratação dos profissionais assim que saia o resultado”, explicou Cícero.
Portanto, de acordo com o prefeito, o objetivo é convocar os novos servidores da Educação logo após a homologação do concurso, embora ainda não haja uma data definida para isso.
Caso o edital seja realmente publicado em abril, é possível que todo o processo seja concluído até o fim do ano, permitindo que os novos profissionais estejam à disposição já no próximo ano letivo, em 2026.
É importante frisar que os cargos que serão ofertados ainda não foram detalhados, bem como os salários e níveis de escolaridade.
Prefeito Cícero Lucena anuncia novo concurso João Pessoa PB
(Foto: Sérgio Lucena/Prefeitura João Pessoa PB)
Concurso João Pessoa PB pode já ter banca definida
O nome da banca responsável pelo próximo concurso de João Pessoa PB ainda não foi revelado, mas o Idecan desponta como favorito. Em dezembro do ano passado, a secretária municipal de Educação, América Castro, deu esse "spoiler".
Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM, ela afirmou que o concurso da Educação de João Pessoa ficaria a cargo da mesma banca que já tem realizado os concursos do município, cujo contrato já está assinado. Ou seja, o Idecan.
Até o momento, no entanto, o Idecan não foi anunciado oficialmente para o concurso da Educação, que oferecerá 500 vagas.
Sobre as vagas, em dezembro, a secretária mencionou que estavam previstas 405 (serão 500), para diversos cargos. Ela não divulgou a lista de carreiras que estariam no edital, mas revelou que dois cargos inéditos seriam incluídos nesta edição:
professor de Ensino Religioso; e
bibliotecário.
"Em 2025 a gente vai ter o concurso para a Rede. Inclusive, é a mesma banca que já vem fazendo os concursos do município, já está contratada. São 405 vagas, onde a gente vai trazer o cargo de professor de Ensino Religioso, que não existe na Rede, além de bibliotecário. São cargos que não existiam e agora estamos trazendo", disse a secretária.
O último concurso público para a Secretaria Municipal de Educação (SME) de João Pessoa ocorreu em 2007, ou seja, há 18 anos.
A seleção foi organizada pela banca Idecan e ofereceu um total de 991 vagas, que foram distribuídas por diferentes cargos da área da Educação.
A edição anterior contou com uma variedade de cargos, incluindo:
professor de educação básica I e II;
assistente social escolar;
orientador escolar;
psicólogo escolar; e
supervisor escolar.
As remunerações oferecidas variaram entre R$686,48 e R$915,33, conforme os valores, os cargos e a carga horária da época.
→ Baixe grátis o Calendário do Concurseiro de Abril e tenha em mãos um guia completo para estruturar sua preparação e aumentar suas chances de aprovação.
Veja a estrutura das provas de 2007
Na época, os candidatos foram avaliados por provas objetivas, contendo50 questões de múltipla escolha, que foram divididas por Conhecimentos Gerais e Específicos.
Para os cargos de nível superior, também foi realizada uma avaliação de títulos.
Com o anúncio do novo edital para 2025, a expectativa é de que o processo contemple novas oportunidades e cargos atualizados, atendendo às necessidades educacionais da rede pública de ensino do município.