"O serviço público está muito precarizado, e o governo fez um esforço para atender o maior número de carreiras. Ficamos felizes, comemoramos a realização do concurso, mas esperamos mais, esperamos mais vagas", disse Janus.
Ao todo, o aval do concurso Mapa reserva 200 vagas para auditor e, de acordo com o presidente, o objetivo é contemplar todas as áreas.
As cinco profissões que compõem a carreira de auditor são:
- engenheiro agrônomo;
- farmacêutico;
- médico veterinário;
- químico; e
- zootecnista.
Segundo ele, esforços estão sendo realizados junto ao próprio Mapa, como também com o Ministério da Gestão e Inovação.
A expectativa era poder contar com esses servidores ainda em 2023, mas, não haverá tempo hábil para isso.
ASSISTA AQUI A ENTREVISTA COMPLETA NO YOUTUBE E VEJA MAIS DETALHES A SEGUIR!
Concurso Mapa pode ter edital e provas este ano
Janus Pablo comenta que o Anffa está agindo e monitorando as ações do ministério. A expectativa é para que o concurso do Mapa, com 440 vagas, seja realizado o mais rápido possível, mas respeitando os prazos legais.
"O interesse nosso é que a nossa força de trabalho seja fortalecida, pois nós estamos saturados, temos que atender a uma demanda crescente da agropecuária brasileira, não podemos parar. É uma equipe qualificada e comprometida", afirma Janus.
Segundo o presidente a expectativa é de que as provas possam realizadas ainda este ano. A convocação dos aprovados deve ficar para o início de 2024.
"Nós acreditamos que as provas sejam realizadas até dezembro, com a convocação dos aprovados no início de 2024, em janeiro ou fevereiro. Estamos trabalhando para que tenhamos um curso de formação no nível da nossa carreira , pois nós precisamos ter uma padronização de ação em todo Brasil."
Vale lembrar que já foi divulgada uma previsão de edital para setembro e provas em novembro. Isso, no entanto, vai depender do andamento dos preparativos nas próximas semanas.
Fato é que o Mapa tem, legalmente, até 13 de dezembro para publicar o edital do concurso, de acordo com a portaria de autorização.
Falta de equipe atrasa preparativos
O presidente Janus Pablo explicou que a criação de novos ministérios ocasionou uma "desidratação" na equipe Administrativa e há poucos servidores à frente dos processos referentes ao concurso público.
O representante sindical sinalizou ainda que a agora os servidores atendem não só ao Mapa, mas também ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e ao Ministério da Pesca.
Por esse motivo, alguns preparativos ainda não avançaram, como a contratação da banca organizadora. O Anffa Sindical informa que se colocou à disposição para ajudar no intuito que esses novos servidores possam ser convocados o quanto antes.
Segundo Janus, havia até mesmo uma determinação do governo para que esses novos auditores fossem convocados até o final de dezembro. Entretanto, não será possível tendo em vista essas dificuldades.
E o Concurso Nacional Unificado, como fica?
O Ministério da Agricultura não deve participar dessa primeira edição do Concurso Nacional Unificado, de acordo com o presidente do Anffa Sindical.
Janus confirma que o projeto foi apresentado pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI) e que o Mapa já tem ciência. A pasta até avalia a proposta internamente, porém, não acredita que ocorrerá a adesão.
Janus Pablo avalia como positiva a iniciativa do governo, mas entende que o Mapa já tem preparativos avançados e que conta com carreiras bem específicas para serem ofertadas no chamado "Enem dos concursos".
"No futuro, no próximo, acredito que seja mais viável. É claro que nós não temos o poder de decisão, mas conversamos e realizamos a interlocução dentro do Ministério da Agricultura. Eu acho muito pouco provável que o Mapa venha a aderir a esse processo unificado", disse.
É importante ressaltar que todos os órgãos federais, com concursos autorizados em 2023 pelo governo, foram convidados a participar e têm até o dia 29 de setembro para confirmar se irão aderir ao CNU.
Quer garantir a sua vaga em um concurso público? O QConcursos te apresenta o COMBO DA APROVAÇÃO, com descontos especiais e limitados em diversos planos, que vão te encaminhar para a conquista de uma das mais de 100 mil vagas em 2023! Acesse aqui!
Janus Pablo é presidente do Anffa Sindical e dá detalhes dos preparativos para o concurso Mapa 2023
(Foto: Anffa Sindical)
O presidente do Anffa Sindical falou também a respeito da audiência pública que aconteceu recentemente na Câmara dos Deputados e contou com a participação do secretário Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.
Para Janus Pablo, foi um momento oportuno para a carreira, pois a audiência contou com diversos representantes do Ministério da Agricultura.
Além disso, comentou que ela foi realizada através de requerimento enviado pelo Anffa Sindical. Ele explicou, ainda, que a demanda apresentada pelo secretário é pela regularidade dos concursos, enquanto a categoria quer preencher vagas já neste atual concurso autorizado.
Na audiência, Goulart citou a necessidade de 1.600 vagas. O presidente do Anffa explica que a demanda do secretário seria para provimento ao longo dos quatro anos do governo, com concursos periódicos.
"A nossa solicitação é diferente. São 1.200 de forma imediata, nós queremos para 2023 já esses 1.200, é claro, que é um trabalho que ele está fazendo na gestão do Ministério da Agricultura, mas nós do Anffa também estamos atuando no congresso e também estamos fazendo presença no Ministério da Gestão e Inovação".
Ele afirmou ainda que este dado de 1.200 está sob ciência e sendo trabalhado pela Secretaria de Defesa Agropecuária.
Mapa tem de servidores em condições de aposentadoria
De acordo com Janus Pablo, o Mapa conta com 2.375 auditores fiscais federais agropecuários na ativa. Porém, são 1.263 cargos vagos e que podem ser preenchidos.
Ele confirma que esses dados são validados pelo Portal da Transparência.
Janus afirma que o atual concurso autorizado não supre toda a necessidade da carreira, por dois motivos:
- o Mapa tem aproximadamente 50% dos cargos vagos; e
- pelo menos, 20% dos servidores que estão na ativa já possuem todos os direitos para solicitar aposentadoria.
Portanto, brevemente o Mapa pode perder mais 500 servidores, a qualquer momento.
Ele enfatiza que a expectativa com este novo concurso é conseguir chamar o maior número de aprovados possível. Janus também falou sobre benefícios, atrativos, sobre a carreira e convidou os candidatos para participarem da seleção.
Assista aqui a entrevista completa!