Concurso Marinha SMV Praças: provas suspensas devido ao Coronavírus

A Marinha do Brasil pede que candidatos acompanhem atualizações do certame no site do Distrito Naval, no qual realizaram inscrição.

Autor:
Publicado em:18/03/2020 às 10:05
Atualizado em:18/03/2020 às 10:05

As provas do concurso Marinha SMV Praças 2019 foram adiadas devido ao risco de contaminação com o Covid-19 (Coronavírus). As avaliações estavam agendas para o próximo domingo, 22 de março. 

A nova data dos exames será definida em breve, assim como dos eventos subsequentes. A Marinha do Brasil pede que os candidatos acompanhem constantemente as atualizações do certame no site do Distrito Naval no qual realizaram a inscrição.

Os exames terão caráter eliminatório e classificatório. Serão 50 questões das disciplinas Língua Portuguesa (25) e Conhecimentos Específicos da Carreira Militar Naval (25).

Para ser considerado habilitado, é necessário acertar pelo menos 50 pontos em uma escala que vai de zero a 100. Para passar para as próximas etapas é preciso também estar entre as maiores notas até o limite do número número correspondente a três vezes o número de vagas estabelecidas, considerando-se os empates na última posição.

Além das provas objetivas, os concorrentes serão avaliados em mais cinco etapas, sendo verificação de dados biográficos, verificação documental, inspeção de saúde, teste de aptidão física de ingresso e prova de títulos. 
 

Concurso Marinha SMV Praças tem provas adiadas devido ao Coronavírus. (Foto: divulgação)
Concurso Marinha SMV Praças tem provas adiadas devido ao Coronavírus.
(Foto: divulgação)


Concurso oferta mais de 500 vagas para diferentes Distritos Navais

Somados, os editais da Marinha oferecem 552 vagas para vários cargos de nível fundamental, médio e técnico. Os profissionais serão contratados como temporários, com renovação anual, pelo prazo máximo de oito anos.

Confira a distribuição das vagas por Distrito Naval!

  • 1º Distrito Naval: São 221 vagas em várias áreas de atuação, para o Rio e Espírito Santo. As oportunidades são para as áreas Industrial, Saúde, Administrativa e de Apoio, em vários cargos. As vagas são para prestação do Serviço Militar Voluntário como cabo ou marinheiro especializado.
  • 2º Distrito Naval: Total de 38 vagas para as áreas Industrial, Saúde e Administrativa, em vários cargos. Esse Distrito abrange os Estados da Bahia, Sergipe, além do Norte e Sudoeste de Minas Gerais. Entretanto, o edital de 2019 traz vagas apenas para Salvador, capital baiana.
  • 3º Distrito Naval: Reservadas 78 vagas para as áreas Industrial, Saúde e Administrativa, com chances em cargos de níveis fundamental e médio/técnico. Essa região contempla os estados de Alagoas, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. As oportunidades são para cabo e marinheiro especializado em várias áreas.
  • 4º Distrito Naval: São 20 vagas para Belém, capital do Estado do Pará. As chances são distribuídas pelas áreas Industrial, Administrativa, Saúde e Apoio, com oportunidades para os níveis médio/técnico e fundamental. As oportunidades das áreas Industrial e Administrativa são para marinheiro e as demais para cabo.
  • 5º Distrito Naval: São 57 vagas divididas pelos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As oportunidades são divididas pelas áreas Industrial, Saúde, Apoio e Administrativa, com chances para os níveis médio/técnico e fundamental. As vagas das áreas administrativa são para cabo e as demais para marinheiros especializados. 
  • 6º Distrito Naval: Total de 48 vagas para os Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As vagas são divididas pelas áreas Industrial, Saúde, Apoio e Administrativa. As chances são para as funções de cabo e marinheiro especialista, que exige nível médio/técnico e fundamental, respectivamente. 
  • 7º Distrito Naval: Reservadas 27 vagas para as áreas Industrial, Saúde e Administrativa, para o Distrito Federal. As oportunidades das áreas da Saúde e Industrial são para cabo, as demais são para marinheiro especializado. 
  • 8º Distrito Naval: São 36 vagas para os Estados de São Paulo, Paraná e Sul de Minas. As oportunidades são divididas para as áreas Industrial, Saúde, Apoio e Administrativa, nas funções de cabo e marinheiro especializado. 
  • 9º Distrito Naval: Total de 27 vagas ofertadas para o Estado do Amazonas. Há chances para Industrial, Saúde, Apoio e Administrativa.