Concurso MCTI define prazo de edital, provas e banca organizadora
Foi publicada a portaria que define os prazos e regras do concurso MCTI, com 55 vagas. Além disso, foi escolhida a banca de mais uma unidade. Veja!
Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:13/09/2024 às 12:06
Atualizado em:13/09/2024 às 12:14
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação divulgou a portaria que estabelece as regras e prazos para o concurso MCTI e seus próximos editais autorizados. A pasta preencherá 55 vagas em três Unidades de Pesquisa (UP).
Desse total, 34 vagas serão destinadas ao cargo de pesquisador e 21 para a carreira de tecnologista.
Os candidatos serão avaliados por meio de provas e avaliação de títulos, conforme consta no documento:
"O concurso público para provimento dos cargos de pesquisador e tecnologista de que trata esta portaria conterá, obrigatoriamente, prova escrita".
Essa, inclusive, foi a estrutura dos últimos editais publicados pelo MCTI, em 2023, para as duas carreiras (pesquisador e tecnologista).
Na ocasião, os candidatos foram avaliados por meio das seguintes etapas:
provas escritas discursivas;
defesa pública de memorial e plano de pesquisa; e
análise e apreciação dos títulos.
As provas discursivas costumam ter duração de quatro horas, com caráter eliminatório e classificatório. É provável que a estrutura acima se mantenha para os próximos três concursos.
Teoria, prática, revisão e orientação personalizadas para você. Clique aqui e veja como conquistar a sua vaga!
Concurso MCTI terá editais até fevereiro
O documento divulgado pelo MCTI nesta sexta-feira, 13, também reafirma os prazos para a divulgação do edital e realização das provas.
Para o edital, o MCTI determina como data limite de publicação o dia 14 de fevereiro de 2025. Além disso, o prazo mínimo entre a publicação dos editais e a realização da primeira prova será de dois meses.
As previsões reforçam o que já tinha trazido a portaria de autorização do concurso, assinada em agosto pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
De acordo com o MCTI, a UP que não atender ao prazo fixado terá suas vagas remanejadas para outras unidades.
Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal define banca do novo concurso INPP, vinculado ao MCTI
(Foto: Governo Federal)
Banca organizadora é definida
Nesta semana, saiu a confirmação de que o Instituto Nacional do Semiárido (INSA) assinou contrato com o Cebraspe para a realização do seu concurso público.
Agora, foi a vez do Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP) confirmar a contratação da mesma banca. O Cebraspe também ficará responsável pela realização do concurso INPP.
Agora, resta apenas o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) oficializar a escolha de uma instituição para a organização do seu concurso.
Vale destacar que, assim como aconteceu no ano anterior, cada unidade de pesquisa do MCTI tem autonomia para organizar seus próprios concursos. Isso justifica o fato do INSA e do INPP já terem avançado na escolha da banca organizadora.
Oferta de vagas dos concursos MCTI
A oferta de vagas será para os cargos de pesquisador e tecnologista, sendo divididas da seguinte forma:
Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP)