Concurso MDIC: FGV envia proposta e está entre as bancas cotadas

Fundação Getúlio Vargas encaminhou pedido ao ministério para ser a banca organizadora do próximo concurso MDIC, com 50 vagas.

Autor:Luiz Gabriel Saldanha
Publicado em:15/08/2023 às 11:43
Atualizado em:15/08/2023 às 12:10

O próximo concurso MDIC pode ser organizado pela FGV. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) já está com o próximo edital autorizado e a Fundação Getúlio Vargas demonstrou interesse em realizar a próxima seleção.


Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso ao ofício enviado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o Ministério, no último dia 10. No documento, a banca diz:

"Gostaríamos de participar da seleção para realizarmos o próximo certame do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, por entendermos que somos, hoje, a maior e melhor realizadora de concursos, exames e avaliações do país".

A Fundação Getúlio Vargas também adiciona dados e históricos das últimas provas aplicadas em todo o país. Além disso, a banca elenca os prêmios e os destaques recebidos nos últimos anos.


O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços está autorizado a publicar o seu próximo edital com 50 vagas para a carreira de analista de comércio exterior (ACE), de nível superior.


Está estudando para esse concurso? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!

Associação pediu aval para o concurso MDIC

O aval para o novo concurso MDIC foi dado poucos meses após Folha Dirigida por Qconcursos revelar uma cobrança por parte da Associação de Analistas do Comércio Exterior (AACE).


Em junho, a categoria pediu ao vice-presidente da República e ao ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ajuda na interlocução para o novo concurso de analista de comércio exterior (ACE)


O ofício, ao qual Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso, pedia ao vice-presidente que dialogasse com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, a fim de sensibilizá-los acerca da necessidade urgente de priorizar o concurso para a carreira.


A solicitação ocorreu diante da possibilidade de edição de nova regulamentação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) pelo MDIC, antes da edição da norma geral a ser proposta pelo MGI.

“Notadamente, é necessário ressaltar que a implementação de regras muito rígidas pode contribuir para a perda de servidores para outros ministérios que adotem regras mais flexíveis, com potencial para afetar as entregas de políticas públicas fomentadas pelo MDIC”, disse a Associação no ofício.

Prepare-se para concursos! Confira as próximas seleções previstas nas regiões:

Conheça a carreira de analista de comércio exterior

A carreira de analista de comércio exterior foi criada em 1998 com atribuições direcionadas as atividades de gestão governamental, relativas à formulação, à implementação, ao controle e à avaliação de políticas de comércio exterior.


O primeiro concurso para a carreira foi realizado em 1998. Posteriormente, foram realizados mais quatro concursos, em 2001, 2002, 2008 e 2012. O último abriu 157 vagas imediatas e foi organizado pela Esaf (Escola de Administração Fazendária). 


Não quer perder nenhuma novidade e ser o primeiro a saber sobre todas as informações sobre concurso públicos? Acompanhe o nosso canal no Telegram.