Concurso Ministério da Economia: Cebraspe divulga locais de prova

Com as provas agendadas para o dia 11 de outubro, o concurso Ministério da Economia divulgou as instruções para aplicação. Confira detalhes!

Autor:
Publicado em:30/09/2020 às 18:40
Atualizado em:30/09/2020 às 18:40

As provas do concurso para o Ministério da Economia estão se aproximando, mas você sabe quando saem os locais de aplicação? [tag_teads]

O Cebraspe, organizador da seleção, publicou nesta quarta-feira, 30, um edital com as informações necessárias para as provas. 

De acordo com o documento, os candidatos poderão conferir os locais a partir de segunda, dia 5 de outubro. A consulta será feita de forma individual, por meio do site da banca.

A aplicação acontecerá nas seguintes cidades: Brasília-DF, Belém-PA, Florianópolis-SC, Recife-PE, Rio de Janeiro-RJ e São Paulo-SP. 

Sendo assim, as avaliações estão confirmadas também para outubro, no dia 11, às 14h. Na ocasião, será preciso levar uma caneta esferográfica de tinta preta em material transparente, o comprovante de inscrição e o documento de identidade original.

Devido à pandemia de Covid-19, o Cebraspe também publicou algumas orientações de segurança para os inscritos. Confira algumas abaixo:

  • O candidato deverá comparecer ao local de aplicação usando máscara e portando máscaras reservas. É indicado levar máscaras reservas, para que seja possível fazer a troca a cada duas horas.
     As máscaras poderão ser descartáveis, de tecido ou qualquer outro material, desde que não contenham partes de metal. Quando usadas, deverão ser armazenadas em saco plástico, levado pela candidato.
  • Será preciso observar o distanciamento adequado, de acordo com a demarcação do piso com fita adesiva em frente ao portão de acesso ao local de aplicação, na entrada das salas de provas e dos banheiros.
  • Antes de entrar no local será verificada a temperatura do candidato. Caso seja superior a 37,5 °C, o candidato poderá ser encaminhado para realizar as provas em sala especial.
  • Para essas e mais medidas de proteção, clique AQUI.

Agora que você já sabe sobre os locais e conferiu as orientações, quer saber como serão as provas? Continue por dentro do concurso para o Ministério da Economia aqui nesta matéria.

Cebraspe divulga instruções para prova do Ministério (Foto: Divulgação/São José dos Campos)
Cebraspe divulga instruções para prova do Ministério
(Foto: Divulgação/São José dos Campos)

Saiba como serão as provas do concurso para o Ministério

Todos os inscritos no concurso Ministério da Economia terão uma etapa de provas objetivas e de títulos. A primeira avaliação está prevista para o dia 11 de outubro, às 14h

Outra fase do concurso será o exame biopsicossocial, para os candidatos às vagas destinadas a pessoas com deficiência, que será apenas em Brasília. 

    enlightenedConcurso IBGE: processo de escolha da banca fica para outubro

A prova objetiva contará com 120 questões, no modelo "certo" ou "errado". Serão 70 perguntas de Conhecimentos Específicos e 50 de Conhecimentos Gerais, sendo eles:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa; e
  • Raciocínio Lógico.

Será aprovado apenas o candidato que atingir nota igual ou superior a dez pontos em Conhecimentos Gerais, a 21 pontos na parte Específica e a 36 pontos no conjunto das provas.

Além disso, só serão classificados para a prova de títulos apenas os candidatos aprovados até a 150ª posição, na ampla concorrência, e nas 10ª e 40ª posições para as vagas reservadas a pessoas com deficiência e negros, respectivamente.

Sendo assim, até 1.400 candidatos poderão realizar a segunda etapa. O exame de títulos ainda não tem data definida, mas a convocação será divulgada no dia 26 de outubro. 

Quando o resultado final for publicado, o concurso Ministério da Economia ficará válido por dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Resumo da seleção

  • Órgão: Ministério da Economia
  • Banca: Cebraspe
  • Cargos: especialista em diversas áreas
  • Vagas: 350 temporárias
  • Requisito: nível superior mais experiência
  • Remuneração: R$8.300
  • Inscrições: do dia 21 de agosto a 6 de setembro
  • Provas: 11 de outubro