Concurso MMA: nomeação de 98 aprovados é autorizada pelo MGI
O Ministério do Meio Ambiente recebeu a autorização do governo para nomear os 98 aprovados dentro das vagas imediatas do seu último concurso MMA.
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:03/06/2024 às 07:28
Atualizado em:03/06/2024 às 08:36
Homologado em abril, o Ministério do Meio Ambiente já pode nomear os 98 aprovados dentro das vagas imediatas do seu concurso MMA.
A portaria com a autorização da ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 3. Veja aqui!
Todas as 98 oportunidades do edital foram para o cargo de analista ambiental, de nível superior.
O próximo passo, agora, será a publicação do edital de convocação e a divulgação das regras para posse dos aprovados. As informações deverão ser divulgadas pelo Cebraspe, o organizador da seleção.
Após a homologação do resultado final, o concurso do MMA ficará válido por um ano, ou seja, até 2025. Mas podendo ser prorrogado por mais um anos, a critério da pasta.
Concurso MMA ainda poderá chamar excedentes
Além dos 98 aprovados que ingressarão pelas chamadas imediatas, ainda será possível que o Ministério do Meio Ambiente aproveite excedentes, durante todo o prazo de validade da seleção.
Portanto, durante todo o prazo de um ano, o MMA poderá usar o cadastro de reserva e chamar mais aprovados.
Para esses excedentes, o permitido em lei é chamar 25% das vagas imediatas (cerca de 24 aprovados a mais), mediante autorização do Ministério da Gestão e Inovação.
Se restarem mais candidatos na lista de espera, o MMA poderá realizar o provimento mediante decreto presidencial.
Dessa vez, a pasta solicita 350 vagas para provimento de novos efetivos.
No ofício encaminhado, o MMA informou que a previsão de ingresso desses futuros servidores será a partir do primeiro semestre de 2026.
O pedido foi encaminhado dentro do prazo de 31 de maio, período que todos os órgaos federais tiveram para enviar suas demandas de novos concursos ao governo.
Agora, caberá ao MGI avaliar a possibilidade de autorização, o que pode acontecer a qualquer momento.