Concurso MME: banca é contratada e edital deve sair em 15 dias

O contrato com a banca organizadora do concurso MME foi assinado. Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso ao documento, que revela prazos e mais.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:17/08/2023 às 14:43
Atualizado em:22/08/2023 às 15:18

O contrato com o Cebraspe já foi assinado para a realização do concurso MME. Com isso, o Ministério de Minas e Energia deve ter edital em 15 dias.


Considerando que o documento foi assinado no último dia 15, o edital deve ser publicado entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, a depender de dias úteis ou corridos.


A reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso ao documento, na íntegra, que confirma o seguinte cronograma:


Foto: Reprodução


A escolha pelo Cebraspe foi anunciada no início do mês, quando a dispensa foi publicada em Diário Oficial.


A portaria que autoriza o concurso do Ministério de Minas e Energia foi publicada em junho, prevendo edital até seis meses (dezembro). Entretanto, cada órgão tem autonomia para realizar os preparativos e podem publicar os editais antes do previsto.


Caso o edital não atrase e saia dentro do prazo do contrato, as provas deverão ser aplicadas entre o final de outubro e o começo de novembro.

Contrato com a banca estima 9,6 mil inscritos

O contrato firmado com o Cebraspe estima 9.600 inscritos neste próximo concurso do MME, que contará com oferta de 30 vagas para a carreira de administrador, de nível superior.


A remuneração inicial é de R$6.913,90, incluindo o vencimento básico, gratificação e auxílio-alimentação de R$658.


A estimativa considera os candidatos inscritos com pagamentos confirmados e das isenções de taxas deferidas e homologadas.

Vale lembrar que, além do MME, o Governo Federal já autorizou mais de 8 mil vagas efetivas em concursos federais. Veja lista completa aqui!

Último concurso MME foi realizado há dez anos

O último concurso para o MME aconteceu há exatamente dez anos. O edital da seleção para ingresso de servidores no Ministério de Minas e Energia trouxe uma oferta de 17 vagas para cargos dos níveis médio e superior, sendo eles:


Nível médio

  • assistente administrativo; e
  • assistente financeiro.

Nível superior:

  • analista de licitação;
  • analista financeiro;
  • gerente de projeto; e
  • gerente técnico de projeto.

A banca organizadora, na época, também foi o Cebraspe. Tenha acesso às questões aplicadas nas últimas provas do concurso MME pelo Qconcursos.


Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!