Concurso MP MG: governador sanciona criação de 250 cargos
Governador Romeu Zema sanciona lei que cria 250 cargos de analista para preenchimento por aprovados no concurso MP MG. Confira!
Autor:Bruna Somma
Publicado em:14/06/2024 às 13:07
Atualizado em:14/06/2024 às 14:07
O governador de Minas Gerais, Romeu Rema, sancionou a Lei 24.795/2024, que cria 250 novos cargos de analista do Ministério Público para preenchimento por aprovados no concurso MP MG.
O texto foi publicado no Diário Oficial do Estado de 8 de junho. A partir da sanção, o quadro de provimento efetivo do Ministério Público de Minas Gerais passa a contar com o limite de 1.600 analistas.
Nesta sexta-feira, 14 de junho, o órgão registra 1.332 cargos ocupados de analista, conforme informado no Portal da Transparência. Isso significa que, com a nova lei, o MP de Minas Gerais dispõe de 268 vagas para preenchimento de analistas.
O órgão tem concurso em validade para analista e oficial até junho de 2025. Desta forma, com a criação dos novos cargos, o MP poderá convocar mais aprovados.
Atualmente, um analista do MP tem salário inicial de R$7.335,09. Os servidores ainda têm direito a benefícios, como vale-lanche e auxílio-saúde.
Mais de 200 cargos efetivos de analista do MP MG são criados
(Foto: Divulgação MP MG)
Além dos cargos para provimento efetivo de analistas, a lei sancionada pelo governador Romeu Zema também cria mais de 400 cargos comissionados, entre assessores jurídicos e administrativos.
O MP informou que os cargos serão preenchidos em médio e longo prazos, conforme disponibilidade orçamentária e os limites de pessoal previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal.
Último concurso MP MG teve 121 vagas para oficial e analista
Publicado em outubro de 2022, o edital do último concurso MP MG trouxe vagas para servidores efetivos na área de Apoio, em cargos de oficial e analista de várias especialidades.
A oferta foi de 121 vagas imediatas. O cargo de oficial do Ministério Público, para serviços diversos, foi destinado a profissionais com nível médio completo.
O analista do Ministério Público, por sua vez, contemplou várias especialidades. O cargo exigiu a graduação na respectiva área para poder concorrer.
Veja todas as opções disponibilizadas:
Administração Pública;
Arquitetura;
Biblioteconomia;
Ciências Contáveis;
Design Gráfico;
Engenharia Civil;
Engenharia de Segurança do Trabalho;
Engenharia Elétrica;
Engenharia Mecânica;
Estatística;
Fisioterapia;
História;
Jornalismo;
Letras;
Medicina;
Pedagogia;
Psicologia;
Relações Públicas;
Serviço Social; e
Tecnologia da Informação.
As provas objetivas e discursivas do concurso MP MG foram aplicadas em janeiro de 2023.
No vídeo abaixo, saiba como escolher o concurso ideal para estudar: