Concurso MP MG novo edital de promotor pode ser publicado em 2021
Com histórico de concursos periódicos, o MP MG pode ter um novo edital em 2021, pois já se discute mudanças no regulamento.
Autor:
Publicado em:29/10/2020 às 10:35
Atualizado em:29/10/2020 às 10:35
Se o seu sonho é ingressar no Ministério Público do Estado de Minas Gerais e seguir carreira como promotor de justiça, o próximo ano pode reservar boas notícias. Um novo concurso MP MG pode ser realizado.
Mas, essa é apenas uma previsão, já que o órgão já discute mudanças no regulamento da carreira, que afeta diretamente possíveis novas seleções.
E é importante mencionar que o Ministério Público costuma fazer essas alterações às vésperas de novos editais, antecipando possíveis autorizações superiores e estudos para que haja viabilidade de novas contratações.
Fato é que tão logo estas mudanças sejam oficializadas o MP MG deve ser manifestar oficialmente quando a essa possibilidade. Além disso, ainda se faz necessário um aval, que costuma ser oficializado por meio de publicação no Diário Oficial do próprio órgão.
A proposta de alteração do regulamento entrou em pauta na sessão da Câmara de Procuradores de Justiça do dia 7 de outubro. As alterações devem ser informadas em breve pelo órgão.
O que é necessário ter para participar?
Para concorrer ao cargo de promotor será necessário ter nível superior em Direito e, no mínimo, três anos de prática de atividade jurídica. O número de vagas a serem oferecidas ainda não foi confirmado pelo órgão.
De acordo com o edital do último concurso, os subsídios iniciais para carreira são de R$30.404,42. Os selecionados ainda deverão fazer jus a benefícios.
Geralmente, os editais de concurso MP MG costumam ter a mesma estrutura, tendo em vista que há um regulamento para a carreira e o concurso é montado com base nessas regras.
A homologação é após a conclusão de todas as etapas do concurso. É a partir dela que o período de validade do edital começa a ser contado. Durante a vigência do prazo, os candidatos aprovados poderão ser convocados para a tomada de posse.
Os inscritos no concurso MP MG são avaliados por meio de diversas etapas. No último edital, a divisão das fases aconteceu da seguinte forma:
1ª Etapa: Prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório; 2ª Etapa: Provas especializadas, de caráter eliminatório e classificatório; 3ª Etapa: Exame psicotécnico e exames de higidez física e mental; além de sindicância da vida pregressa e investigação social; de caráter subsidiário 4ª Etapa: Provas orais, de caráter eliminatório e classificatório; 5ª Etapa: Avaliação de títulos, de caráter classificatório.
A primeira prova é composta por uma prova preambular, ou objetiva, contendo 80 questões. Essas, são divididas de acordo com os quatro grupos temáticos a seguir, sendo 20 perguntas para cada. Cada uma valeu 0,5 pontos.
Grupo I:
Direito Constitucional;
Direito Eleitoral;
Direito Administrativo;
Direito Financeiro e Tributário.
Teoria Geral do Ministério Público (Leis Orgânicas: Doutrina. Legislação.)
Grupo II:
Direito Penal e criminologia;
Direito Processual Penal.
Grupo III:
Direito Civil;
Direito Processual Civil.
Grupo IV:
Direito Material Coletivo;
Direito Processual Coletivo.
Confira o material de preparação da Folha Dirigida e comece já os estudos para o concurso!