Concursos Federais: chamada de excedentes está para ser publicada

Governo avança para publicar a autorização para a chamada de excedentes em concursos federais. Confira!

Política e Concursos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:30/09/2025 às 18:30
Atualizado em:01/10/2025 às 09:27

O governo avança com os preparativos para a chamada de excedentes em concursos federais, como os da primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU). As portarias autorizativas estão iminentes.


De acordo com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, as publicações devem ocorrer ainda esta semana.

"Esta semana, deve sair a chamada de mais gente, pelo que eu soube, está tudo certo para publicar esta semana. Parte depende do presidente, mas, pelo que soube, sai esta semana", afirmou a ministra nesta terça-feira, 30, durante participação na Semana da Inovação, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). 

São esperadas duas autorizações, sendo uma para 25% dos excedentes em alguns órgãos e outra para um quantitativo acima desse percentual. Nesse segundo caso, é necessário um aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Fontes ouvidas pela reportagem do Qconcursos Folha Dirigida informaram que a portaria deve ser assinada pelo presidente Lula nesta terça, 30.


Por isso, a expectativa é que as autorizações sejam publicadas ainda esta semana.

Governo Federal prepara a convocação de excedentes em concursos

(Foto: Semob DF)


Desde o início do mês, a Secretaria de Orçamento Federal (SOF) concedeu o ateste orçamentário para a nomeação de excedentes. Em seguida, foram processados os normativos para a autorização das nomeações.


MétodoQ é a solução para você não estudar mais sozinho. Conheça AGORA!

Governo pede confirmação de interesse na lista de espera do CNU 2024

Já com o objetivo de nomear excedentes, o Governo Federal solicitou que os aprovados no cadastro de reserva do CNU 2024 manifestassem o interesse em continuar na lista de espera.


A manifestação precisou ser indicada por meio do login no aplicativo SOUGOV ou no endereço eletrônico da Sigepe, até o dia 18 de setembro.


Os candidatos tiveram que efetuar as manifestações separadamente, para cada cargo em que estejam aprovados em lista de espera.


Fique atento! Os aprovados que não acessaram o sistema no prazo indicado ou que não concluíram o processo de manifestação de interesse estão eliminados da lista de espera do Concurso Nacional Unificado.

Quase todos os órgãos devem ter excedentes nomeados

A primeira edição do Concurso Nacional Unificado, aberta em 2024, deve contar com grande parte das nomeações de excedentes autorizadas.


Segundo fonte ouvida pela reportagem, praticamente todas as carreiras e órgãos devem ser contemplados.


Diversos órgãos têm pedido o ingresso de mais aprovados. A Fundação Oswaldo Cruz, por exemplo, solicitou o provimento adicional de 25% das vagas do seu concurso Fiocruz, resultando em um total de 75 nomeações.


Já a Fundação Nacional dos Povos Indígenas pediu o aval para a nomeação de mais 502 aprovados no concurso Funai. Ou seja, o dobro das oportunidades preenchidas inicialmente.


O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Luiz Paulo Teixeira, pleiteou o provimento adicional de 742 vagas de nível superior para o Incra, por meio do cadastro de reserva do CNU 2024. O quantitativo também corresponde ao dobro da oferta inicial.

PLOA 2026 prevê mais de 80 mil vagas em concursos federais

O Governo Federal enviou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026, com a previsão de 89.058 vagas em concursos federais.


A maioria das vagas é destinada ao Poder Executivo Federal. Apenas para a nomeação de aprovados, estão previstas 11.382 vagas, incluindo as 3.652 da segunda edição do CNU 2025 e também mais excedentes. O impacto é de cerca de R$1,5 bilhão, ao todo.


No Executivo, há ainda a previsão de criação e nomeação de cargos para professores e técnico-administrativos em Educação, assim como de militares e forças de Segurança do Distrito Federal (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros).


Além do Poder Executivo Federal, o PLOA traz a perspectiva de provimentos nos Poderes Judiciário e Legislativo, na Defensoria Pública da União (DPU) e no Ministério Público da União (MPU). Confira o detalhamento aqui!


No momento, o governo realiza a segunda edição do Concurso Nacional Unificado, com 3.652 vagas. As provas estão marcadas para o dia 5 de outubro.


>> Pratique para o Concurso Unificado com questões para nível superior. Acesse aqui!

Clique para se preparar

Carregando...