
Os 11 candidatos aprovados devem requerer a inscrição definitiva, até o dia 11 de julho, conforme as orientações detalhadas no edital.
A próxima etapa do concurso é a prova oral. Depois, será a vez da fase de apresentação de títulos, na qual os candidatos deverão comprovar suas qualificações e experiências.
A pontuação será baseada na relevância e na quantidade dos títulos apresentados.
Além disso, os candidatos passarão pelo exame de sanidade física e mental; pela investigação física e mental e, por fim, é feita a investigação social.
No Qconcursos, todo mundo pode ir mais longe com o plano que cabe na sua jornada. Acesse e confira o seu!
Em junho, foi publicado o resultado preliminar das provas escritas do concurso para promotor do Ministério Público do Mato Grosso do Sul. A lista não trouxe nenhum aprovado.
Para conseguir a classificação era preciso ter uma nota mínima igual ou superior a 5, em cada um dos sete grupos de disciplinas, e uma média geral de 6 pontos.
A alta cobrança da banca, questões desproporcionais e arrecadação das taxas de inscrição foram algumas de críticas nas redes sociais.
Veja alguns comentários deixados na publicação do Instagram do Qconcursos Folha Dirigida sobre a reprovação de todos os concorrentes nas provas do concurso MP MS:
"A maioria de reprovados? Ok. Agora TODOS reprovados? Me parece muito mais uma questão de arrecadação e ego que de medição de conhecimento".
"Realmente o nível que estão cobrando nas provas está absurdo!! Agora o mais estranho foi NINGUÉM ter conseguido aprovação".
"Culpa dos candidatos? Jamais! As bancas com critérios absurdos, buscam que o ser humano se assemelhe à I.A para alcançarem aprovação. Cada vez mais absurdas".
As provas escritas do concurso para promotor do MP MS foram realizadas em janeiro e fevereiro deste ano, na cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.
No total, foram aplicadas sete provas escritas sobre os seguintes grupos de disciplinas:
- Grupo I: Direito Constitucional e Direitos Humanos;
- Grupo II: Direito Penal;
- Grupo III: Direito Processual Penal;
- Grupo IV: Direito Civil;
- Grupo V: Direito Processual Civil;
- Grupo VI: Tutela de Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos;
- Grupo VII: Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Financeiro, Direito Eleitoral e Direito Institucional do Ministério Público.
Durante a correção das provas escritas, além da resposta à questão jurídica formulada, os examinadores avaliaram o domínio correto da norma-padrão da Língua Portuguesa e das suas estruturas (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação), bem como a capacidade de exposição do pensamento e o poder de argumentação e convencimento dos candidatos.
→ Acesse agora o calendário de julho, com os principais eventos, e organize a sua preparação para concursos!
O edital do concurso foi publicado em setembro de 2024, com dez vagas para promotor de justiça substituto. A remuneração inicial da carreira é de R$32.260,69.
Da oferta total, sete são para ampla concorrência, uma para pessoas com deficiência e duas para pessoas negras.
O cargo de promotor de justiça tem como requisitos:
- bacharelado em Direito, em instituição oficial ou reconhecida;
- ter, no mínimo, três anos de efetivo exercício de atividade jurídica, após a obtenção do grau de bacharel em Direito.
As inscrições ficaram abertas no final de 2024, pelo site da Fapec.
