A Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do concurso MP RJ para área de apoio, divulgou a distribuição de inscritos por cargo e localidade. Com 42.994 inscritos, o grande destaque da seleção é o cargo de técnico administrativo, com 25.266 candidatos do quantitativo total.
Somente na capital, há 20.578 inscritos, sendo 11.579 na disputa pelas vagas de técnico administrativo, 1.708 de oficial, 1.708 de analista administrativo e 5.583 de analista processual. Niterói é a segunda cidade com maior número de candidatos, com 5.877. Confira a tabela abaixo:
PARA ASSINANTES: Concurso MP RJ: saiba o que estudar para a prova de Português
Concurso MP RJ aplica provas no dia 24
Restando menos de duas semanas para a realização das provas objetivas do concurso MP RJ 2019, é importante que os candidatos fiquem atentos em relação ao prazo de divulgação do cartão de confirmação de inscrição.
O cartão será disponibilizado no site da FGV na próxima segunda-feira, 18 de novembro. Já o exame está agendado para ser aplicado no dia 24.
Os candidatos ao cargo de analista administrativo responderão a 30 questões de Português, dez de Raciocínio Lógico, dez de Organização, dez de Noções de Informática, 15 de Noções de Direito Administrativo e Constitucional e 25 de Administração Geral, Administração Pública e Contabilidade Pública.
Para analista processual, o exame será formado por 30 questões de Português, dez de Raciocínio Lógico, dez de Organização, dez de Tutela Coletiva e Direito da Infância e Juventude, dez de Direito Administrativo e Direito Constitucional, 15 de Direito Civil e Direito Processual Civil e 15 de Direito Penal e Direito Processual Penal.
Quem concorrer a técnico responderá a 30 questões de Português, dez de Raciocínio Lógico, dez de Organização, dez de Noções de Informática e 20 de Noções de Direito Administrativo e Constitucional.
No caso de oficial, a avaliação terá 30 questões de Português, dez de Raciocínio Lógico, dez de Organização, dez de Noções de Direito Administrativo e Constitucional e 20 de Noções de Direito Processual.
Os turnos serão diferentes, a depender do cargo. Na parte da manhã, das 8h às 13h, responderão ao exame os concorrentes às vagas de analista. Para os candidatos às vagas de técnico e oficial, a avaliação será realizada à tarde, das 15h às 19h.
Veja o critério de aprovação nas provas do MP RJ
O exame para analistas terá um número maior de questões, sendo 100 perguntas de múltipla escolha.
No caso do analista processual serão cobrados conteúdos de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Organização do Ministério Público, Tutela Coletiva e Direito da Infância e Juventude, Direito Administrativo e Constitucional, Direito Civil e Processual Civil, Direito Penal e Direito Processual Penal.
Para analista administrativo a prova contará com as disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Organização do Ministério Público, Noções de Informática, Noções de Direito Administrativo e Constitucional, Administração Geral e Pública e Contabilidade Pública.
⇒ Veja como será a estrutura das provas para cada cargo
A prova para técnicos e oficiais valerá até 80 pontos, enquanto a avaliação para analista poderá chegar aos 100 pontos. Será aprovado o candidato que:
a) não obtiver nota zero em qualquer disciplina;
b) acertar, no mínimo, 16 questões no grupo I e acertar, no mínimo, 24 questões no grupo II para analista da área administrativa;
c) acertar, no mínimo, 16 questões no grupo I e acertar, no mínimo, 24 questões no grupo II para analista processual;
d) acertar, no mínimo, 16 questões no grupo I e acertar, no mínimo, 16 questões no grupo II para técnico administrativo; e
e) acertar, no mínimo, 16 questões no grupo I e acertar, no mínimo, 16 questões no grupo II para oficial.