Concurso MPU: curso de formação não terá mais manuseio de armas

Portaria retira manuseio de arma do programa de formação dos candidatos ao cargo de policial institucional do concurso MPU. Veja!

Autor:Bruna Somma
Publicado em:15/08/2025 às 12:10
Atualizado em:15/08/2025 às 12:25

O Ministério Público da União publicou nesta sexta-feira, 15, mudanças no programa de formação dos candidatos ao cargo de policial institucional do concurso MPU. O treinamento para manuseio e tiro com arma de fogo só será realizado após a posse.


Antes, o manuseio de arma fazia parte do programa de formação, etapa do concurso, de caráter eliminatório e classificatório.


Com a mudança divulgada no Diário Oficial da União desta sexta, 15, o programa de formação terá 140 horas-aulas e não mais 180, sendo composto por somente dois eixos:

  • formação teórica e prática na área de segurança orgânica e institucional; e
  • formação teórica e prática em técnicas de proteção de autoridades.

O órgão não explicou o motivo de retirar o treinamento para manuseio de arma do programa de formação.


Agora, somente aqueles que foram nomeados para o cargo de policial institucional do MPU terão a habilitação para manuseio e tiro com arma de fogo.

Candidatos a policial do MPU terão aulas teóricas e práticas em programa de formação

(Foto: AGEPOLJUS)


A carreira de policial do MPU foi criada em 2022, em substituição à de técnico de segurança institucional.


De acordo com a portaria publicada em 31 de dezembro de 2022, a polícia institucional do MPU poderá portar arma de fogo.


O Qconcursos tem um plano certo para cada etapa da sua preparação. Descubra o seu!

Concurso MPU tem TAF para policial institucional

Desde o dia 4 de agosto, até esta sexta-feira, 15, são realizados os testes de aptidão física (TAF) do concurso MPU para policial institucional.


Os convocados devem executar os seguintes exercícios:

  • flexão de braço na barra fixa (somente para candidatos do sexo masculino);
  • teste estático de barra (somente para candidatas do sexo feminino); e
  • flexão abdominal (para todos os candidatos); e
  • corrida de 12 minutos (para todos os candidatos).

Para realização do TAF, os participantes devem usar trajes adequados, como: camiseta, T-shirt ou sem manga comprida (sem desenhos ou inscrições), calção (masculino) e short ou legging (feminino), meias e tênis.


Não é permitido o uso de top para realizar os exercícios.


O concorrente será considerado apto se alcançar o desempenho mínimo em todos os exercícios. 


Para os demais cargos, o concurso teve resultado preliminar da prova discursiva publicado no dia 4. Mais de 7 mil candidatos foram aprovados na etapa. Veja aqui!


→ Foi aprovado com a ajuda do Qconcursos? Ao contar sua história, você inspira outros concurseiros e ainda pode ganhar um brinde exclusivo. Envie aqui!

MPU oferece 172 vagas imediatas para técnicos e analistas

Neste concurso, o Ministério Público da União oferece 172 vagas imediatas mais cadastro reserva, para técnicos e analistas em diferentes áreas.


Os destaques são os cargos de técnico em administração e analista em Direito, com 66 vagas cada. Para ingressar nos cargos é preciso ter o nível superior completo.


A maior parte das oportunidades é para o Distrito Federal, a exceção está nos cargos de técnico em administração, policial e analista de Direito, que também têm oportunidades para outros estados do país.


O salário inicial do aprovado será de até R$16.637,08.


O concurso teve provas objetivas e discursivas aplicadas em maio. Muitos candidatos recorreram às redes sociais para comentar sobre o nível de dificuldade das questões, conforme divulgado pelo Qconcursos Folha Dirigida.


Entre os vários comentários publicados, os inscritos destacaram o alto nível de exigência da banca Fundação Getulio Vargas (FGV).

Clique para entrar agora

Carregando...