Essa mudança traz importantes alterações para as provas, principalmente no estilo das questões.
Segundo o professor Ferdinando Scremin, a mudança de organizadora "muda completamente o viés do concurso".
Enquanto o Cebraspe se destacava pelo sistema de certo ou errado e questões que exigiam o “Direito e a lógica” e foco em jurisprudência, a FGV tem outro perfil.
As provas da FGV costumam trazer questões mais longas e em formato de “cases”.
Diante disso, o professor aconselha:
“Com questões formuladas a partir de novas características, o estudo deve amoldar-se ao novo cenário”.
Acelere seus estudos da forma certa! Cadastre-se agora e tenha acesso a teorias, práticas, revisões e orientações personalizadas para concursos.
O que estudar para as provas da FGV do concurso MPU
Apesar da mudança da banca, o professor recomenda a resolução de provas anteriores do MPU como base para identificar os temas mais cobrados.
Para as provas da FGV, ele orienta estudar os seguintes assuntos:
- Processo coletivo e processo estrutural;
- Direitos e garantias individuais;
- Processo Penal;
- Lei n. 8.112/90;
- Improbidade administrativa; e
- Responsabilidade civil do Estado.
O professor também indica estudar os assuntos ligados diretamente às atribuições do MPU, pois eles podem aparecer nas provas.
Além de provas anteriores do MPU, é recomendado resolver provas anteriores da FGV de outros tribunais para entender o modelo de cobrança dessa banca.
“Elas podem apontar assuntos de preferência dos examinadores e também ajudam a familiarizar o candidato ao ‘estilo’ da banca”, ressalta o professor.
Conheça o perfil da FGV e saia na frente da concorrência! Qconcursos Folha Dirigida disponibiliza o e-book "Perfil das Banca Organizadoras". Baixe gratuitamente e confira as características da banca.
Edital do concurso MPU fica iminente
A contratação da Fundação Getulio Vargas (FGV) como banca organizadora do concurso do MPU foi formalizada nesta quinta-feira, 10 de outubro. Com isso, a publicação do edital se torna iminente e pode ocorrer a qualquer momento.
Segundo o projeto básico do concurso, ao qual o Qconcursos Folha Dirigida teve acesso, o edital está previsto para ser divulgado ainda em outubro, com aplicação das provas este ano.
Veja o calendário do concurso MPU:
Embora o cronograma indica as provas do concurso MPU em novembro, caso o edital seja publicado ainda este mês, as avaliações devem ocorrer em dezembro, em conformidade com a norma que estabelece um intervalo mínimo de 60 dias entre a divulgação do edital e a aplicação das provas.
Aproveite a melhor assinatura pelo melhor preço e garanta sua estabilidade na carreira pública. Acesse aqui e confira!