Concurso MPU: menores notas de técnicos classificados em 2018
Confira as menores notas obtidas pelos candidatos às vagas de técnico classificados no concurso MPU 2018.
Autor:
Publicado em:13/07/2020 às 04:30
Atualizado em:13/07/2020 às 04:30
Apesar de ser um desejo da atual gestão do Ministério Público da União a realização deste concurso, a prioridade da Procuradoria Geral da República, neste momento, são as ações de combate à pandemia do novo Coronavírus.
Diante disso, a previsão é de que o edital seja publicado no 1º semestre de 2021. No entanto, os interessados em garantir uma vaga no concurso não devem relaxar na preparação.
Caso a função seja contemplada no novo edital, o ideal é aproveitar enquanto o edital da seleção não sai para estudar o máximo de conteúdos possíveis e garantir uma boa colocação na prova.
Concurso MPU 2018 ofereceu vagas para técnicos em administração
Em primeiro lugar, é preciso entender como funcionou o último concurso MPU, realizado em 2018. A seleção ofereceu 47 vagas, distribuídas pelos cargos de técnico e analista, e foi organizada pelo cebraspe.
Do total de vagas, 11 oportunidades eram para o cargo de técnico, todas para a especialidade de Administração. As chances eram para os estados do Acre (uma), Amapá (uma), Minas Gerais (duas), Rio de Janeiro (uma) e Rio Grande do Sul (duas), além de três vagas para o Distrito Federal.
Para concorrer, era preciso ter o nível médio completo. A remuneração oferecida era de R$6.862,72, para uma carga de trabalho de 40 horas semanais.
Os candidatos às vagas de técnico foram avaliados por meio de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. A avaliação valia até 120 pontos.
Na prova foram cobradas as seguintes disciplinas:
Conhecimentos Básicos
Língua Portuguesa;
Acessibilidade;
Ética no Serviço Público; e
Legislação aplicada ao MPU e ao CNMP.
Conhecimentos Específicos
Noções de Direito Administrativo;
Noções de Direito Constitucional;
Noções de Administração;
Noções de Arquivologia; e
Noções de Administração Orçamentária, Financeira e Orçamento Público.
As questões seguiam o padrão Cebraspe do tipo "Certo" ou "Errado". O critério para correção era um ponto para cada resposta certa, um ponto negativo para cada resposta errada e zero para questões sem marcação ou marcação dupla.
Para garantir a classificação os candidatos deveriam obter uma nota superior a 10 pontos na prova de Conhecimentos Básicos; 21 pontos na prova de Conhecimentos Específicos; e 36 pontos no conjunto de ambas as provas.
Resumo novo concurso MPU
Órgão: Ministério Público da União
Vagas: não reveladas
Cargos: área de apoio, com especialidades a confirmar
A concorrência entre os candidatos em 2018 foi alta, especialmente no Amapá. A menor nota total obtida entre os classificados na prova objetiva no estado foi igual a 79.
Já no Distrito Federal, por exemplo, o menor número de acertos obtido para classificação foi igual a 48, também no total das duas avaliações (Conhecimentos Básicos e Específicos).
Confira na tabela abaixo o número de acertos mínimos para cada um dos estados onde havia oferta de vagas na seleção.
O levantamento, feito com base nos resultados finais do concurso, considera as menores quantidades de acertos obtidas na prova de Conhecimentos Básicos, Conhecimentos Específicos e em ambas as provas.
Menor pontuação obtida entre técnicos classificados no concurso