CNU: como montar um planejamento de estudos em 4 meses

O Concurso Nacional Unificado está com inscrições abertas, e as provas estão marcadas para o mês de maio.

Concursos Abertos
Autor:Júlia Sestero
Publicado em:30/01/2024 às 10:00
Atualizado em:30/01/2024 às 13:18

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) está com inscrições abertas, e as provas estão marcadas para o mês de maio. Faltando poucos meses para as avaliações, surge uma dúvida entre os candidatos: é possível organizar os estudos e abranger todo o conteúdo do edital em apenas 4 meses? 


A resposta curta do professor do Qconcursos Vinicius Mota é: “sim, é possível cobrir todo o edital”.


Com mais de 6 mil vagas em diferentes cargos dos níveis médio e superior, o candidato que almeja uma oportunidade e ainda não iniciou os estudos deve elaborar uma estratégia bem definida para ter sucesso. 


“Considerando que o edital está aberto, é importante compreender que o estudo para o Concurso Nacional Unificado deve ser a prioridade número um de quem quiser chegar no dia da prova competitivo”, aponta Vinicius Mota.


Por ser novidade no mundo dos concursos, Vinicius Mota acredita que os candidatos de primeira viagem que farão a prova do CNU poderão se destacar. 


++ Saiba tudo sobre o CPNU


Se você ainda não começou a se preparar para o CNU ou é um concurseiro de primeira viagem, confira as dicas do professor Vinicius Mota e conquiste a tão sonhada vaga.


Como elaborar um planejamento de estudos para o CNU?

Para iniciar o planejamento de estudos para o concurso unificado, o professor Vinicius Mota aconselha:


1. Defina o bloco temático:


No primeiro momento, o candidato deverá definir o bloco de atuação que irá prestar. Assim conseguirá determinar as disciplinas que compõem esse bloco.


2. Identifique o tempo disponível para o estudo:

Em seguida, é necessário identificar o tempo disponível para o estudo, considerando o período em que será realmente viável se dedicar.


“Muitas vezes, a pessoa imagina que irá conseguir estudar 6, 8 horas, por dia, porém deixando de considerar tarefas que são inafastáveis.  Melhor selecionar 3, 4 horas de estudo e todos os dias dormir com a sensação de dever cumprido”, explica o professor.


3. Estude todas as matérias de modo concomitante:


O ideal, para o professor Vinicius Mota, é estudar todas as matérias de maneira concomitante. Assim, o candidato conseguirá cumprir todo o edital. 


“Se o candidato conseguir se organizar adequadamente, conforme for concluindo as matérias de menor extensão do edital, poderá ampliar o tempo de estudo das matérias de maior peso”, explica o professor.


Durante todo o processo de estudos, é imprescindível resolver questões e fazer revisões do conteúdo estudado, reforça Vinicius.


Vinicius Mota ainda aconselha: a meta deve ser estudar de maneira organizada, consistente, conciliando teoria, revisão e resolução de questões a fim de chegar competitivo na prova.


Concurso Unificado está com inscrições abertas e terá provas em maio. (Foto: Ramiro Lucena/Folha Dirigida por Qconcursos)


Fique por dentro do Concurso Nacional Unificado: baixe agora, gratuitamente, o E-BOOK do CNU, com todas as informações sobre o chamado "Enem dos Concursos". Clique aqui!


Como montar um cronograma de estudos para o CNU?

O cronograma de estudos deve iniciar com a teoria, seguindo com a revisão e prática, a fim de cobrir todo o edital.


“A depender do ritmo, constância e tempo disponível, o candidato poderá concluir a teoria, aumentando o tempo das revisões e questões”, destaca Vinicius Mota.


No que se refere ao tempo de estudos por dia, o professor ressalta que pode variar muito, dependendo da realidade de cada candidato. 


“Para quem trabalha, é possível dividir os estudos em dois períodos: um antes e outro depois do trabalho, caso isso ajude”, exemplifica Vinicius Mota.


O professor Vinicius Mota ainda destaca que o ideal é que estudo das matérias seja intercalado. 


Como montar um planejamento de estudos para nível médio no CNU?

O professor Vinicius Monta traz um planejamento de estudos focado no Bloco 8 “Nível Intermediário” para os candidatos que possuem o nível médio de escolaridade. Sendo: 


  • De segunda a sexta-feira: estudo da teoria, com duas matérias por dia (Por exemplo: Língua Portuguesa e Noções de Direito em um dia e, no outro, Matemática e Realidade Brasileira).
  • Sábado: revisão do conteúdo estudado ao longo da semana;
  • Domingo: bateria de questões (priorizando a banca Cesgranrio)


Além disso, a cada 4 semanas, o professor aconselha fazer uma revisão de todas as matérias.



Como serão as provas do concurso CPNU?

O Concurso Público Nacional Unificado terá etapas de:


  • provas objetivas e discursivas;
  • perícia médica (avaliação biopsicossocial);
  • procedimento de verificação da condição declarada: reserva de vagas para pessoas negras;
  • procedimento de verificação documental complementar: reserva de vagas a indígenas. 


A aplicação das provas objetivas e discursivas estão previstas para o dia 5 de maio, em dois turnos, sendo:


Turno da manhã (2h30 de prova)


  • Para cargos de nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação;
  • Para cargos de nível superior: provas objetivas de Conhecimentos Gerais (20 questões) + prova discursiva de Conhecimento Específico do bloco.


Turno da tarde (3h30 de prova):


  • Para cargos de nível médio: provas objetivas (40 questões);
  • Para cargos de nível superior: provas objetivas de Conhecimentos Específicos (50 questões).


Atualmente, o concurso unificado está com inscrições abertas até 9 de fevereiro, pelo sistema do GOV.BR.


Está se preparando para o Concurso Nacional Unificado? Participe do grupo VIP do WhatsApp: clique aqui e receba notícias, atualizações e dicas de estudos!