Concurso PC BA: Vunesp vai manifestar interesse na próxima seleção
Em entrevista à Folha Dirigida, o superintendente de Planejamento da Vunesp disse que quer disputar a organização do concurso PC BA 2021.
Autor:
Publicado em:15/03/2021 às 09:57
Atualizado em:15/03/2021 às 09:57
Um novo concurso PC BA está previsto. Mas, o edital ainda não tem data definida, os cargos não foram divulgados e precisa de anúncio oficial. No entanto, um fato é dado como certo: a Fundação Vunesp quer organizar a seleção.
E, para que isso aconteça, a banca organizadora informou à Folha Dirigida que vai manifestar interesse em participar do processo licitatório, assim que for aberto.
Em entrevista exclusiva à Folha Dirigida pelo Youtube, o superintendente de Planejamento da Fundação Vunesp, Henrique Luiz Monteiro, falou sobre a expectativa para o próximo edital e se a Vunesp seria a banca mais cotada.
"Eu acho que a Vunesp deve se candidatar sim para fazer o próximo concurso, mas aí tem que esperar porque tem todas as outras concorrentes também. Ainda não há nada fechado. Vai ter um processo de seleção para a organizadora. Esperamos ter a oportunidade de fazer. Mas eles têm critérios de contratação, que muda de governo em governo."
Henrique recebeu esse questionamento de internautas pelo fato da Vunesp ter organizado o último concurso da Polícia Civil da Bahia. E, por isso, ele relembrou os detalhes da última seleção.
O superintendente da Vunesp informa que, na época, quando estava em discussão a elaboração da prova, a corporação pediu uma prova em caráter difícil. Henrique disse que a Vunesp chegou a questionar e recomendou um nível moderado, tal como o da Polícia Civil de São Paulo.
Mas, segundo ele, a corporação baiana foi resistente e manteve o nível difícil na sua avaliação.
"Eles disseram que o pessoal queria qualificar e por isso uma prova difícil. Como era um número grande de vagas e uma prova a esse nível, selecionou poucas pessoas. Por isso, acabou sendo um concurso judicializado, com muitos processos, pela dificuldade da seleção. Muita gente questionou."
De fato, o governador Rui Costa já explicou em outras oportunidades que a necessidade de um novo concurso seria justamente por este motivo: preencher as vagas que não foram suficientes com o concurso anterior, sem aprovados para as oportunidades disponíveis.
Concursos Segurança BA tem mais de mil vagas no PLOA 2021
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) foi contemplada na Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2021) do Estado da Bahia. Logo, novos editais poderão ser divulgados este ano. O mais esperado é o concurso Polícia Civil BA, que já está previsto.
O documento conta com a previsão de 1.109 vagas na Segurança Pública, de acordo com a aba 'concursos a realizar' no Orçamento de 2021.
Mas, não especifica para quais órgãos da Segurança Pública estas vagas são destinadas, tampouco para quais cargos. Agora, com a previsão orçamentária para 2021, tudo indica que o concurso da Polícia Civil finalmente deixará de ser uma promessa e sairá do papel.
Isso porque o edital já foi anunciado diversas vezes pelo governador Rui Costa, desde 2019.
"Na Polícia Civil, no ano passado, ao concluirmos o concurso, não conseguimos preencher todas as vagas, nem de delegados e nem de agentes. Vamos fazer um novo concurso para que possamos ter um maior número de delegados e atender a um pleito das mulheres da Bahia, um pleito das nossas deputadas que é a ampliação do número de DEAMs em várias regiões do nosso estado", disse Rui em 2020.
Confira como foi o último concurso PC BA
O último concurso da Polícia Civil do Estado da Bahia foi realizado em 2018. A corporação ofertou mil vagas, sendo 880 para o cargo de investigador, 82 para delegado e 38 para o cargo de escrivão.
A seleção foi marcada por polêmicas. Os candidatos se sentiram prejudicados e se manifestaram após a correção das provas feita pela banca Vunesp, a organizadora.
Na época, o MP emitiu um ofício que solicitava a anulação daquela correção, pois o edital do concurso deixou a entender que a prova valeria 100 pontos no total, considerando todas as questões: Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.
Após checagem do resultado preliminar da prova, os próprios candidatos notaram que a avaliação totalizou 200 pontos. Com isso, a seleção passou por um entrave judicial.
O último edital do concurso PC BA contou com remunerações iniciais que variam de R$1.074 a R$4.374, de acordo com a função. Todos os candidatos tiveram um processo de seleção composto por diversas etapas, sendo elas:
⇒ Provas objetivas e discursivas, de caráter classificatório e eliminatório; ⇒ Exames biomédicos, eliminatória; ⇒ Teste de aptidão física, eliminatório; ⇒ Exame psicotécnico, eliminatório; ⇒ Prova de títulos, classificatória; ⇒ Investigação social e de conduta pessoal, eliminatória.
Em entrevista à Folha Dirigida, o delegado-geral da Polícia Civil da Bahia, Bernardino Brito Filho, destacou que um novo edital é de extrema necessidade.
"Aumentar e equilibrar o quadro de funcionários, uma vez que muitos policiais já estão em processo de aposentadoria ou foram contemplados com licença prêmio, além de preencher o número de vagas necessário para compor o efetivo imposto por lei", disse ele sobre a importância do concurso.
Estude para concursos com a Folha Cursos
Ei, futuro servidor, você já conhece a Folha Cursos? Ela chegou para acelerar os seus estudos e agora você vai conseguir encontrar materiais completos, otimizados e sem enrolação.
Notícia boa que chama, né? Então dá uma olhada!
Confira a seguir os cursos preparatórios já disponíveis!