A proposta do Governo do Ceará, que cria mais de 900 cargos efetivos em vários órgãos, foi aprovada e deve favorecer a realização do novo concurso PC CE.
A criação dos cargos foi consolidada pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
A proposta do Governo do Ceará, que cria mais de 900 cargos efetivos em vários órgãos, foi aprovada e deve favorecer a realização do novo concurso PC CE.
A criação dos cargos foi consolidada pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
Ao todo, estão previstos 268 cargos para a Polícia Civil do Ceará, para lotação na Superintendência, sendo:
O provimento desses cargos se dará por meio de novos editais ou com o chamamento de aprovados, por meio de concursos que ainda estão vigentes no estado.
Além da PC CE, outros órgãos também foram contemplados com vagas, sendo eles: Secretaria de Fazenda (Sefaz CE), Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (Polícia Penal), Superintendência de Obras Públicas, Procuradoria-Geral do Estado (PGE CE), Perícia Forense e a Universidade Regional do Cariri (Urca).
Ao elaborar o texto do projeto, o governador Elmano de Freitas reforçou que a criação dos cargos vai proporcionar a recomposição por meio de novos editais, além de fortalecer institucionalmente os órgãos e o serviço oferecido à população.
A realização de um novo concurso para a Polícia Civil do Ceará é promessa do governador desde quando foi eleito, no final do ano passado.
Elmano de Freitas ressaltou em algumas oportunidades que o concurso PC CE estava confirmado.
Embora não conste no texto do projeto, recém-aprovado, uma das prioridades do governador é ofertar vagas para a carreira de delegado, principalmente pelo fato de não ter sido contemplada no último edital.
"Está efetivamente autorizado, a minha palavra que ofereci ao povo cearense [...] nós vamos fazer o concurso para a Polícia Civil. Nós vamos chamar os policiais civis, inspetores e escrivães e vamos ainda [...] fazer, em especial, o concurso para delegado", disse o governador.
Apesar das declarações rotineiras por parte do governador, até o momento, uma nova seleção não foi aberta e não apresentou andamentos, como o anúncio da contratação de uma banca organizadora.
Também não há informações sobre o número de vagas e se outros cargos, além de delegado, serão contemplados no concurso.
Fique por dentro dos concursos!
Governador confirma que novo concurso PC CE já está autorizado e terá vagas de delegado
(Foto: Governo do Ceará)
+ Saiba mais e comece a estudar para o concurso
Inclusive, a realização de um novo concurso para a Polícia Civil do Ceará já foi solicitada pelo Ministério Público do Estado do Ceará. O órgão ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) e solicitou a publicação de um edital para ingresso de mais policiais.
Segundo o MP do Ceará, isso deve ser feito a curto prazo e para provimento de vagas em três cargos: delegado, escrivão e inspetor.
Com a ação, o Ministério Público busca solucionar problemas de estrutura física, de recursos humanos e na prestação de serviço nas delegacias do estado.
O edital do último concurso da Polícia Civil do Ceará foi publicado em maio de 2021 e trouxe uma oferta de 1.500 vagas. Desse quantitativo, 500 foram para contratação imediata e mil para formação de um cadastro de reserva para investigador e escrivão.
Ambos os cargos tiveram como requisito o curso de nível superior completo em qualquer área. Também foi preciso ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ativa e vigente, para a condução de veículo automotor, na categoria "B", no mínimo.
Os concorrentes foram avaliados por diversas fases:
Para os cargos de escrivão e inspetor, os candidatos tiveram que responder a 100 questões sobre as seguintes disciplinas:
Conhecimentos Gerais
Conhecimentos Específicos
Houve ainda a realização de uma prova discursiva. Os candidatos foram submetidos a quatro questões sobre tema de Conhecimentos Específicos.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!