O concurso PC-DF registrou 52.636 candidatos a escrivão.
Autor:
Publicado em:02/03/2020 às 17:15
Atualizado em:02/03/2020 às 17:15
O concurso PC-DF registrou 52.636 inscritos na seleção para escrivão. A Informação acaba de ser divulgada pelo titular da Polícia Civil-DF, delegado Robson Cândido. As inscrições para o cargo de escrivão da Polícia Civil-DF foram aceitas até o dia 22 de fevereiro deste ano, no site do Cebraspe, organizador da seleção.
O edital publicado em dezembro de 2019 trouxe 300 vagas para o cargo de escrivão. O número foi o mesmo autorizado e previsto pelo governo do Distrito Federal.
Para concorrer, o candidato precisa ter 18 anos completos ou mais (não há idade máxima) e ainda a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria "B" ou superior em plena validade. O requisito de escolaridade é o nível superior em qualquer área, sendo devidamente diplomado por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Com exceção da CNH, essas informações deverão ser comprovadas antes de tomar posse no cargo apresentada, no ato da matrícula no curso de formação.
A remuneração inicial do cargo é de R$8.698,78. Esse valor diz respeito ao início da carreira, quando o escrivão da polícia é de terceira classe. Dada as progressões na carreira, ele passa pela segunda e primeira classe, até chegar na especial, cujo valor pago será de R$13.751,51.
Provas acontecem no dia 15 de março
As provas objetivas e discursivas do concurso PC-DF acontecem no próximo dia 15 de março. Os candidatos terão 4h30 para a realização da prova, no provável turno da tarde.
A consulta de locais e horários da prova esta previsto para ser divulgado no dia 6 de março no site do Cebraspe, por meio de busca individual, devendo, para tanto, informar os dados solicitados.
As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, valerão 120 pontos. Ela será na modalidade CERTO ou ERRADO, onde uma errada anula uma certa.
Desse total, a divisão será de 50 questões para disciplinas de Conhecimentos Básicos e 70 para Conhecimentos Específicos com quatro horas e meia de duração, sendo as seguintes:
Conhecimentos Básicos - 50 questões
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Conhecimentos sobre o Distrito Federal
Atualidades (somente para a Prova Discursiva)
Conhecimentos específicos - 70 questões
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Penal
Noções de Direito Processual Penal
Noções de Direitos Humanos
Informática
Matemática e raciocínio lógico
Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:
obtiver nota inferior a 10 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos
obtiver nota inferior a 21 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos;
obtiver nota inferior a 36 pontos no conjunto das provas objetivas.
O resultado preliminar das provas objetivas será publicado no Diário Oficial do Distrito Federal e divulgado no site do organizador na data provável de 24 de abril.
O candidato que desejar interpor recursos contra o resultado provisório das provas objetivas terá do período das 9 horas do dia 27 de abril às 18 horas do dia 11 de maio (horário oficial de Brasília/DF) para fazêlo, no site do Cebraspe por meio do sistema eletrônico de interposição de recurso.
O concurso PC-DF será composto por oito etapas
Os concorrentes ao cargo de escrivão do concurso PC-DF serão avaliados por meio de diversas etapas, podendo elas eliminar ou classificar, de acordo com o rendimento do candidato. São elas:
Provas objetiva e discursiva;
Prova capacidade físicas (TAF)
Exames biométricos e avaliação médica;
Prova prática de digitação;
Avaliação psicológica;
Sindicância de vida pregressa e investigação social;
Prova de títulos; e
Curso de formação
O concurso PCDF para o cargo de escrivão terá prazo de validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final e podendo ser prorrogado por igual período. As contratações ocorrerão pelo regime estatutário, que garante estabilidade ao servidor.