De acordo com o mentor Eduardo Pessoa, essa estratégia permite que o candidato se prepare com mais segurança e, ao mesmo tempo, avance nos conteúdos que também podem ser cobrados no concurso PF para a carreira de agente administrativo.
Em ambos os concursos, o cargo exige apenas o nível médio de escolaridade. Logo, é provável que muitos conteúdos sejam semelhantes.
A seguir, explicamos como conciliar a preparação para ambos os concursos, considerando três importantes fatores listados pelo mentor: área, tempo e conteúdo.
+ Concurso PC DF: corporação fala sobre edital de agente e delegado
Fator área: concursos PF e PC DF são da área administrativa da polícia
O concurso PC DF já está com edital aberto, com a oferta de 744 vagas, entre imediatas e cadastros de reserva, em cargos de nível médio e superior.
Do total de oportunidades, 500 vagas são para nível médio na carreira de Analista de Apoio às Atividades Policiais – Agente Administrativo.
Sob a organização do Cebraspe, as provas estão marcadas para janeiro de 2025. Dessa forma, os candidatos possuem cerca de 4 meses para se preparar.
O concurso PF administrativo, por sua vez, ainda não foi publicado. Contudo, o diretor-feral da Polícia Federal, Andrei Passos, já garantiu a nova seleção, restando apenas a publicação oficial da autorização.
Estão previstas 185 vagas, sendo 100 oportunidades para o cargo de Agente Administrativo, que requer o nível médio de escolaridade.
"Os dois concursos, tanto o da Polícia Civil quanto o da Polícia Federal estão inseridos na mesma área: a administrativa”, ressalta Eduardo Pessoa.
Quando falamos em conciliação de estudos, o fator tempo também é fundamental. Eduardo Pessoa alerta para a diferença entre o tempo de preparação e o tempo dos concursos públicos.
Segundo ele, os candidatos começam a se preparar, normalmente, após a publicação do edital. Contudo, o tempo entre o edital e a prova costuma ser curto, cerca de 60 a 90 dias.
No caso do concurso PC DF, os candidatos terão um tempo de preparação maior, visto que o edital foi publicado em 5 de setembro e as provas para agente administrativo serão aplicadas no dia 19 de janeiro.
Nesse cenário, o foco de estudo deve ser no concurso PC DF, uma vez que o edital já foi publicado e a prova tem data marcada.
O concurso da PF pode ser estudado de forma complementar, já que muitos conteúdos se sobrepõem, otimizando o tempo de estudo para ambas as provas.
“Com isso, você aumenta as suas chances de aprovação e de nomeação, enquanto você está num concurso que sequer tem expectativa de publicação do edital. Então, não se concilia concurso pré-edital com pós-edital. O concurso pós-edital sempre tem prevalência”, explica o mentor.
Fator conteúdo: matérias em comum nos dois concursos
Outro ponto importante na conciliação é o conteúdo cobrado nos dois concursos públicos.
Segundo Eduardo Pessoa, os concursos para a área administrativa da PC DF e da PF possuem diversas disciplinas em comum, o que facilita a preparação para ambos e otimiza o tempo de estudo.
“Quanto mais tempo você tem para aprender aquele conteúdo, mais você vai consolidando o conhecimento. E quanto mais contato você tem com aquele conteúdo, mais rápido é esse processo de absorção de informações. Então, se os concursos têm conteúdos em comum, esse processo, ele se acelera”, explica.
Como a prova do concurso PC DF já tem data marcada e acontecerá em janeiro. Então, o foco deverá ser nos conteúdos que serão cobrados nesse certame.
A prova objetiva da PC DF será composta de 120 questões no formato "Certo ou Errado", sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.
Os Conhecimentos Básicos exigidos na prova da PC DF são:
- Língua Portuguesa
- Raciocínio Lógico
- Conhecimentos acerca do Distrito Federal e da Política para Mulheres
Já nos Conhecimentos Específicos, os candidatos deverão responder questões sobre:
- Noções de Administração Pública
- Noções de Administração Financeira e Orçamentária
- Noções de Administração de Recursos Humanos
- Noções de Administração de Recursos Materiais
- Noções de Arquivologia
A grande vantagem de concentrar seus esforços no concurso PC DF é que os conteúdos cobrados também serão úteis para a prova da PF Administrativo, que ainda não tem edital publicado.
Isso porque, o último edital da PF (2013), também cobrou determinados conteúdos que irão cair na prova da PC DF.
Em Conhecimentos Básicos, por exemplo, os conteúdos cobrados foram:
- Língua Portuguesa
- Noções de Informática
- Raciocínio Lógico
- Atualidades
- Noções de Direito Administrativo
- Noções de Direito Constitucional.
Comparando com os conteúdos do novo concurso administrativo da PC DF, as disciplinas de conhecimentos básicos que também cobradas na PF foram: Português e Raciocínio Lógico.
Nos Conhecimentos Específicos do último edital da PF, contudo, foram exigidos Noções de Administração Pública, Administração Financeira e Orçamentária, Gestão de Pessoas e Administração de Recursos Materiais — tópicos que também são abordados na prova da PC DF.
Além desses conteúdos, a parte específica do último edital da PF administrativo (2013) também trouxe Legislação aplicada à Polícia Federal.
Diante disso, percebe-se que ao focar nos conteúdos da PC DF, você já estará construindo uma base sólida para o concurso da PF Administrativo, otimizando seu tempo de estudo e aumentando suas chances de aprovação em ambos os certames.