Concurso PC-DF: especialista aponta 5 possíveis temas para a redação

Professor Orlando Stiebler destaca tópicos que poderão ser cobrados na prova discursiva do concurso da Polícia Civil-DF para escrivão.

Autor:
Publicado em:13/01/2020 às 09:29
Atualizado em:13/01/2020 às 09:29

Cinco possíveis temas da Redação do concurso PCDF para o cargo de escrivão


icone check list Tecnologia


O primeiro tema apontado pelo professor foi tecnologia. Orlando comenta que é um assunto extremamente fundamental e que o candidato deve saber sobre. Além disso, pode-se esperar um tema mais objetivo.

Segundo Orlando, esse tema está diretamente ligado com muitos outros, podendo ainda se englobar em várias áreas. Por exemplo, o exercício da cidadania e a Segurança Pública; a maneira como ela pode contribuir e a sua melhoria para essas áreas.

O professor aponta que é um tema forte, principalmente quando está sempre ligado a outro. Se tratando de uma prova de polícia, Orlando aponta que evidentemente pode ser ligado a uma questão de segurança.
 

icone check list Violência
 

Orlando aponta que a violência é outro tema bastante importante e que pode estar presente na redação. É outro tema com forte ligação com a Segurança Pública e carreira policial.

(Foto: Arquivo pessoal)
Orlando Stiebler dá dicas para redação do Cebraspe
​​​​(Foto: Arquivo pessoal)

Além disso, cita que dentro desse tema podem ser abordadas duas questões, sendo: colapso do sistema carcerário e a política de drogas no Brasil, esse último com forte aumento e com bastante ligação com o primeiro.

Sobre a crise carcerária pode ser abordada as condições dos presídios no Brasil, como também no Judiciário. Além da crise, tem por trás toda uma parte burocrática de processos que não andam e lotações nos presídios.

Outros temas previstos pelo professor Orlando Stiebler, do curso preparatório Ronaldo Bandeira para carreiras policiais, são:

icone check list Saída do Reino Unido da União Europeia
 

icone check list A Crise na América do Sul: a situação da Venezuela, da Bolívia, do Chile e toda a estabilidade da Colômbia, do Equador
 

icone check list Nacionalismos no mundo
 

Os três últimos temas acima citados pelo professor, segundo ele, fogem um pouco da característica de redação que o Cebraspe tem. No entanto, em eventuais casos ainda podem surgir e serem cobrados.

Temas esses sobre assuntos que estão acontecendo no munto, mais factuais. Orlando lembra que são temas mais precisos, já tendo caído sobre o Estado Islâmico e conferência de Paris. Por isso, fez as seguintes três apostas acima.
 

O que esperar de uma prova discursiva do Cebraspe?


Perguntado sobre o que esperar de uma redação de um concurso organizado pelo Cebraspe, o professor pontuou que é uma prova que traz um roteiro, textos motivadores, onde há a necessidade de responder a algumas perguntas.

Desse modo, Orlando explica que pode ser considerada mais uma questão discursiva do que propriamente dito uma redação. Um exemplo, segundo o professor, foi uma prova antiga da Polícia Federal, cujo tema cobrado foi sobre Estado Islâmico.

A proposta pedia para definir objetivos, características do grupo, entre outras ações. Sendo assim há uma necessidade de o candidato conhecer os assuntos a ponto de conseguir responder os questionamentos propostos.
 

+ Como chegar pronto para as provas discursivas do concurso PCDF


O especialista explica ainda que não são perguntas, mas sim roteiros, que guiam o candidato. Isso auxilia até mesmo para que o concorrente faça uma boa redação, mas precisa de conhecimento no assunto, pelo menos dominar os aspectos básicos.

Ainda é bem mais comum em uma prova de redação de concurso cair um tema relacionado a área, mas isso não chega a ser uma obrigatoriedade. Por exemplo, para a área da segurança, espera-se sempre um assunto que tenha a ver com a área. Mas, Orlando garante que o Cebraspe tem essa peculiaridade.
 

"Essa banca tem um pouco essa característica sim, como citei a tecnologia, mas ligada com a segurança e a violência ligada com a função do policial . Então acredito que esta banca em específica pode mas não é necessário que isso aconteça."

 

(Foto: Divulgação)
Cebraspe cobrará redação como prova discursiva no concurso PC-DF
(Foto: Divulgação)


Dicas para uma redação adequada


Nem todo candidato tem a redação como seu ponto forte. No entanto, é uma etapa do concurso extremamente importante que interfere na aprovação. Para alcançar uma nota passível de aprovação é preciso ler e escrever bastante e bem.
 

"Se eu dominar esses três aspectos serei aprovado?" Essa não é uma garantia, porém aumenta a possibilidade. É preciso bastante treino. O professor aconselha que os candidatos realizem uma redação semanal e que, se possível, tenham como ter a correção de um profissional especializado.


+ Concurso PCDF: saiba como chegar preparado para as provas


Praticar ajuda a treinar a grafia e evitar possíveis erros de escrita, além disso, se atentar para uma letra sempre legível. No entanto, o professor ressalta a necessidade do conteúdo.

Como assim? É simples, não adianta ter uma boa escrita e letra bonita, mas não saber o que escrever. Ler bastante é fundamental para estar por dentro dos principais acontecimentos e para não ficar escrevendo de maneira aleatória na hora da prova.
 

"Posso dar mil dicas de leitura, como os sites da BBC, El país, páginas de Instagram de profissionais gabaritados, diversas páginas de Geografia, de História, de Atualidades. Pesquise no Youtube, pois hoje em dia temos vários vídeos gratuitos."