Matemática pode ser o diferencial no concurso PCDF escrivão
Concurso PCDF escrivão tem provas objetiva e discursiva agendadas para o dia 15 de março. Confira algumas dicas do conteúdo de Matemática.
Autor:
Publicado em:27/02/2020 às 08:56
Atualizado em:27/02/2020 às 08:56
Importância do desempenho nas matérias básicas
Com a data de aplicação das provas se aproximando, o professor Agrelli, da Academia da Matemática, acredita que o desempenho nas questões de Matemática no concurso PCDF para o cargo de escrivão poderá ser o diferencial na classificação.
Agrelli dá dicas importantes de como poderá ser a cobrança das questões e de como se preparar para a resolução. Além de informar os possíveis tópicos que podem estar presentes na prova.
"A prova de Matemática deverá vir no formato contextualizado, trazendo para o candidato situações problemas que deverão ser interpretados, equacionados para, aí então, iniciar a resolução algébrica. Questões que exigem interpretação de situações problema, leitura e interpretação de gráficos e tabela, sequências numéricas e problemas de proporcionalidade são assuntos quentes para esse concurso."
O professor também informa que os candidatos devem ter em mente que a prova aplicada no concursos PCDF escrivão é o primeiro filtro da corporação para buscar o perfil ideal de ocupante do cargo.
Concurso PCDF 2013 deve ser referência para estudos
Outra dica importante do professor da Academia da Matemática é sobre a seleção realizada em 2013 que, segundo Agrelli, não possuía a previsão expressa de Matemática e foram incluídos na parte de Raciocínio Lógico alguns tópicos que estão no edital deste ano.
"Em 2013 os assuntos mais cobrados foram Probabilidade e Lógica proposicional (questões envolvendo verdades e mentiras). No meu ponto de vista, foi uma prova que exigiu do candidato uma experiência mais apurada, tanto na parte teórica quanto na de resolução de questões, para que pudesse extrair uma boa pontuação em Raciocínio Lógico."
Para conseguir a aprovação é importante os candidatos darem uma atenção especial aos conteúdos das matérias básicas como, por exemplo, Matemática, Raciocínio Lógico, Português e Informática.
Segundo o professor, o desempenho nesses conteúdos estão fazendo a diferença na classificação final dos concursos PCDF e quem deseja tomar posse no cargo deve alcançar uma boa pontuação nessas matérias.
Estudos para escrivão podem ser aproveitados para o concurso de agente de polícia
Quanto aos interessados em ingressar na área policial que pretendem concorrer a mais de um cargo, a Polícia Civil do Distrito Federal também deve divulgar o edital do concurso PCDF para a carreira de agente.
Questionado sobre uma possível mudança no cronograma ou de como aproveitar o conteúdo estudado para os dois concursos, o professor Agrelli diz que não acredita em mudanças significativas de um edital para o outro.
"Creio que na parte de Matemática e Raciocínio Lógico irá se manter com os mesmos itens e divisão de assuntos. Cada vez mais os concursos na área policial vêm dando uma atenção maior na parte de Matemática, Raciocínio lógico e até física (vide concurso PRF). Portanto, não se pode dar o luxo de subdimensionar a importância das exatas na sua aprovação, quanto antes entender isso e superar o seu possível trauma com esse ramo do conhecimento, mais perto estará da sua aprovação."
Agrelli reforça a importância do conhecimento das matérias exatas nos últimos concursos e indica como deve ser o estudo desta parte do conhecimento. A primeira dica é não lamentar por ter que estudar Matemática.
"Não podemos perder tempo lamentando a ênfase que os concursos atuais vêm dando na área de exatas, devemos usar esse tempo e energia recuperando o tempo perdido superando o trauma com a Matemática."
Para finalizar o professor diz como o candidato deve se comportar ao estudar o conteúdo. "Seus estudos devem estar pautados em fases de acordo com sua realidade e deve começar com a base teórica sendo praticada com exercícios fáceis e médios, para aí então, partir para exercícios de complexidades diferentes e os que tem o padrão da banca examinadora do concurso escolhido."