Com edital iminente, concurso PC ES recebe crédito especial
Concurso PC ES para delegado recebeu crédito suplementar para a realização da seleção, que tem edital iminente com vagas para delegado.
Autor:
Publicado em:14/03/2022 às 09:48
Atualizado em:14/03/2022 às 09:48
Os preparativos do novo concurso PC ES estão caminhando em passos lentos para serem finalizados, mas a seleção segue confirmada. Inclusive, a corporação recebeu crédito especial suplementar para o próximo edital.
A informação foi confirmada na edição do Diário Oficial do estado da última sexta-feira, 11.
Isso não garante que o edital está próximo, mas que segue confirmado e em breve os preparativos devem avançar. O próximo passo será o anúncio do nome da banca organizadora.
Recentemente, a corporação informou à reportagem da Folha Dirigida que o processo de escolha da banca já foi concluído e está sob análise da PGE. Ou seja, a instituição pode ter o seu nome revelado a qualquer momento.
Assim que isso acontecer, restará apenas a assinatura do contrato e definição do cronograma oficial da seleção. Feito isso, o edital fica livre para ser divulgado a qualquer momento.
Concurso da PC ES tem edital iminente para 40 vagas de delegado
(Foto: Divulgação)
Para participar do próximo concurso PC ES de delgado, o candidato precisará de nível superior em Direito. Também serão exigidos três anos de prática forense ou três anos de atividade policial.
O subsídio inicial do delegado da Polícia Civil do Espírito Santo é de R$10.058,56.
Neste caso, Joel Lyrio Junior, diretor da Acadepol, é o presidente do grupo, que ainda contará com outros quatro membros, sendo:
Ismael Forattini Peixoto de Lima - (representante da PCES)
Nicolle Santiago de Castro Perúsia - (representante da PCES)
Rafael Amorim Ricardo - (representante da Sesp)
Ana Cláudia Passos Santos Silva - (representante da Seger)
Segundo o documento, competirá à comissão organizadora do concurso:
-> Executar os procedimentos descritos na Norma de Procedimento do Sistema de Administração de Recursos Humanos n.º 18 (NP/SRH 18), quanto às atividades relativas à formalização, execução contratual e realização do Concurso Público em si.
-> Elaborar as manifestações para subsidiar a tomada de decisão pelos respectivos Ordenadores de Despesa.
Os candidatos foram avaliados por várias etapas, sendo realizadas no município de Vitória, capital do Espírito Santo. A primeira fase contou com 120 questões de múltipla escolha, sendo distribuídas por:
Direito Penal - 25 questões
Direito Processual Penal - 25 questões
Direito Administrativo - 20 questões
Criminologia - 15 questões
Direito Constitucional - 15 questões
Direitos Humanos - 05 questões
Direito Civil - 05 questões
Medicina Legal Judiciária - 05 questões
Legislação Estadual - 05 questões
As demais etapas do concurso de delegado não foram realizadas, pois o concurso teve que ser paralisado por decisão judicial.
As demais fases seriam compostas por exame de aptidão física, exame de sanidade física e mental, exame psicotécnico, prova oral, avaliação de títulos, comprovação do tempo mínimo de prática forense ou atividade policial, sindicância de vida pregressa e, por fim, um curso de formação profissional.