Concurso PC PA para delegado tem mais de 30 mil inscritos
Secretária da Seplad PA informou, por meio das redes sociais, número de inscritos no concurso PC PA para o cargo de delegado. Confira!
Autor:
Publicado em:15/06/2021 às 09:37
Atualizado em:15/06/2021 às 09:37
No próximo domingo, 20, os candidatos do concurso PC PApara o cargo de delegado terão pela frente a primeira etapa de seleção, composto pela realização da prova objetiva e a elaboração da peça processual.
Ao todo, são oferecidas 265 vagas para a carreira e a disputa promete ser acirrada. De acordo com a secretária de Estado de Planejamento e Administração do Pará, Hana Ghassan, este é um dos concursos mais concorrido do estado.
Por meio de publicação nas redes sociais, a secretária da Seplad PA informou que 30.955 candidatos concorrem às vagas disponíveis na atual seleção. Por isso, pede dedicação nesta reta final antes da aplicação dos exames.
Consulta ao local de prova já está disponível
Os candidatos já podem realizar a consulta individual aos locais de aplicação das provas do concurso PC PA para delegado. O acesso deve ser realizado no site do Instituto AOCP, banca organizadora.
As avaliações estão agendadas para próximo dia 20 de junho, em dois turnos. Para a prova objetiva, os portões serão abertos de 7h às 8h. Já para a realização da peça processual, os portões ficarão abertos de 14h30min às 15h30min.
É importante que os inscritos verifiquem comunicado divulgado pela banca com as informações sobre as regras de segurança que deverão ser seguidas para a aplicação dos exames por conta da pandemia da Covid-19.
Concurso PC PA para delegado conta com diversas etapas
Os concorrentes serão avaliados por meio de diversas etapas de seleção, podendo elas eliminar ou classificar, de acordo com o desempenho do candidato.
As fases do concurso serão a prova objetiva e a peça processual, a prova de capacidade física, o exame médico, o exame psicológico, a investigação criminal e social, e o curso de formação.
Na primeira etapa marcada para o próximo domingo serão cobradas na prova objetiva questões das disciplinas de Língua Portuguesa, Noções de Informática, Conhecimentos sobre o Estado do Pará; Direito Administrativo; Direito Constitucional; Direito Penal; Direito Processual Penal; Direito Civil; Direito Processual Civil; Direito Ambiental; Direitos Humanos; Legislação Especial; Criminologia; e Medicina Legal.
Vale destacar que estavam previstas 1.495 vagas, mas a Seplad reduziu o quantitativo. A redução foi somente no cargo de investigador, que deixou de ofertar 818 para oferecer 506 oportunidades.
Apenas a carreira de delegado exige o nível superior em Direito. As demais carreiras, quem interessar, basta ter o curso de graduação completo em qualquer área. Um edital é destinado somente para o cargo de delegado e outro para os demais.