Concurso PC-PA: diretor-geral revela previsão de ingresso na Academia

O delegado Alberto Teixeira, diretor da PC-PA, confirmou as previsões do concurso e a abertura das propostas para escolha da banca.

Autor:
Publicado em:04/02/2020 às 04:00
Atualizado em:04/02/2020 às 04:00

"O Concurso Público da Polícia Civil do Pará está mantido". A afirmação é do próprio diretor-geral da corporação, delegado Alberto Teixeira. Ele confirmou ainda todas as previsões já confirmadas pelo presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia - CONCPC e deu mais detalhes.

Segundo o representante da PC-PA, as intenções são:

  • Previsão de edital: segundo semestre de 2020;
  • Previsão de chamamento à Academia: segundo semestre de 2021; e
  • Previsão de nomeação: primeiro semestre de 2022.

Estuda e trabalha? Saiba como superar esse desafio

Ele ponderou ainda que tratam-se de prazos, ou seja, eles poderão ser menores caso não hajam intercorrências nesse período que atrapalhem as conclusões das etapas anteriores. O concurso Polícia Civil-PA será para mais de 1,4 mil vagas.

Grande parte das informações, como a previsão de edital e de convocação, já havia sido antecipada por Robson Candido, presidente do CONCPC. Assim como o chefe do conselho, o diretor-geral da Polícia Civil do Pará também confirmou os prazos por meio de sua conta oficial do Instagram.

Polícia Civil-PA (dados)

  • Efetivo em lei para a Polícia Civil-PA: 5.600 vagas
  • Efetivo atual: 3.170 cargos preenchidos
  • Déficit: 43,39% 

Diretor-geral confirma processo de escolha da banca do concurso PC-PA

"O Concurso Público da Polícia Civil do Pará está mantido. No dia 17/02/2020, será a abertura da concorrência pública, onde haverá a ruptura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas na realização do certame."

Essa foi a legenda da publicação do diretor-geral ao confirmar o concurso da PC-PA e a previsão de escolha da banca. Essa foi a data divulgada no edital de retomada da licitação, publicado no dia 2 de janeiro desse ano.

Com a confirmação da abertura das propostas este mês, a empresa deverá ser anunciada e já poderá começar os trabalhos junto à comissão em prol da elaboração do edital. Como o diretor-geral não descartou antecipação dos prazos, se tudo ocorrer em tempo ágil não fica descartada a possibilidade de edital no primeiro semestre.

A escolha será feita na modalidade concorrência, do tipo técnica e preço. A contratada ficará responsável pela prestação de serviços de planejamento, organização, realização, processamento e resultado final para homologação do concurso PC-PA.

A reabertura ocorrerá na data mencionada, às 9h, na Secretaria de Estado e Planejamento e Administração - Seplad Sede (Travessa do Chaco, nº 2350, CEP. 66.093-542 - Marco, Belém-PA). O próximo passo será a homologação e assinatura do contrato.

(Foto: Divulgação)
PC-PA poderá ter edital com 1,4 mil vagas no segundo semestre
(Foto: Divulgação)

Cargos do concurso PC-PA estão confirmados

Além dos prazos e processo de escolha da banca, o concurso da Polícia Civil do Estado do Pará também já tem cargos e quantitativo de vagas confirmados. A oferta autorizada e previsa será de 1.495 vagas. Os cargos serão delegado, escrivão, investigador e papiloscopista, com a seguinte distribuição:

Delegado 265 vagas 
Escrivão 252 vagas
Investigador 818 vagas
Papiloscopista  160 vagas


As oportunidades serão para graduados, com exigência principal sendo o nível superior completo. Ainda não foram confirmadas as remunerações atualizadas, mas, de acordo com o concurso anterior, os ganhos eram de R$5.204,05 para as funções de investigador, escrivão e papiloscopista e R$12.250 para o delegado.

Também já foi confirmado o projeto básico do concurso, que revelou informações preciosas, como requisitos e etapas de seleção do próximo edital. A previsão é de que os concorrentes possam ser avaliados por meio de duas fases, sendo primeira composta por seis etapas:

  • prova escritas;
  • prova oral;
  • prova de capacitação física;
  • exames médicos;
  • exames psicológicos; e
  • investigação social e criminal.

Na segunda fase, será ministrado um curso técnico-profissional. A formação dos alunos será de responsabilidade da Academia de Polícia Civil com uma carga horária mínima de 480 horas. Haverá a aplicação de atividades de aulas técnicas e práticas, além de estágios supervisionados em órgãos policiais.