Quase metade dos candidatos do concurso PC PA faltam às provas
O concurso da Polícia Civil do Pará teve um alto número de faltosos nas provas do último domingo, para delegado. Confira estatísticas.
Autor:
Publicado em:21/06/2021 às 17:27
Atualizado em:21/06/2021 às 17:27
Aproximadamente metade dos candidatos faltaram às provas do concurso PC PA para delegado, realizadas no último domingo, 20.
De acordo com informações da própria Seplad PA, um levantamento da banca, o Instituto AOCP, constatou que pela manhã 15.737 candidatos compareceram ao exame e 15.097 faltaram.
No turno da tarde, quando os inscritos deveriam fazer a elaboração da peça processual, foram registrados 15.335 presentes e 15.498 faltosos.
O índice de quase 50% de faltas nas provas objetivas pode ser considerado alto no mundo dos concursos. No concurso da PRF, por exemplo, de nível nacional, o número de faltosos foi de 32%.
Os gabaritos preliminares das provas objetivas da PC PA já foram divulgados na manhã desta segunda, 21, pelo Instituto AOCP.
Os candidatos poderão entrar com recursos nos22 a 23 de junho para fazer a solicitação, no site da própria banca, o Instituto AOCP. As avaliações aconteceram nas cidades de Altamira, Belém, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém, Estado do Pará.
Concurso PC PA para delegado registra quase 50% de faltas
em provas (Foto: Reprodução Instagram)
Em publicação, a Secretaria de Planejamento do Pará afirma que o cumprimento de mais uma etapa do concurso público para área da Segurança integra o planejamento da atual gestão, que prioriza as melhorias no Estado em prol do bem-estar da população.
A titular da Seplad, Hana Ghassan, ressaltou a importância do concurso para o Estado do Pará e o trabalho executado pela secretaria, que gera mais oportunidades no serviço público.
“Sem medir esforços, a atual gestão, trabalha por resultados e prioriza o ingresso no funcionalismo público por meio de concursos, o que reforça o quadro do efetivo na área da segurança, pois, além de trazer mais melhorias à população, alcançamos bons resultados com a diminuição da criminalidade e mais desenvolvimento ao Pará. A prova de hoje (no dia 20) ocorreu dentro das nossas expectativas de forma exitosa", destacou Hana Ghassan.
Concurso PC PA aplicará provas para demais cargos em julho
O concurso da Polícia Civil do Pará seleciona, no total, para 1.088 vagas, todasde nível superior. As oportunidades são para os seguintes postos:
delegado - 265 vagas;
escrivão - 252 vagas;
investigador - 506 vagas; e
papiloscopista - 65 vagas.
Com execeção dos candidatos a delegado, os demais inscritos ainda farão a prova objetiva. O exame está marcado para o dia 4 de julho. A seleção recebeu mais de com mais de 130 mil inscrições.
Os salários recebeidos pelos aprovados para escrivão, insvestigador ou papiloscopista serão de R$6.893,57. Já o cargo de delegado tem salário de R$18.050.
Estudando para concursos da área Policial? Conheça os preparatórios da Folha Cursos