Concurso PC PA: primeira fase da licitação tem recurso do Cebraspe
O Cebraspe foi a única banca que entrou com recurso na primeira fase da licitação do concurso PC PA. Saiba mais!
Autor:
Publicado em:22/07/2020 às 08:33
Atualizado em:22/07/2020 às 08:33
Mais uma etapa do processo licitatório do concurso da Polícia Civil do Estado do Pará foi concluída. A Seplad divulgou que apenas uma banca entrou com pedido de recurso na primeira etapa, a fase de habilitação.
Essa banca foi o Cebraspe, que protocolou seu pedido nos autos do processo. Agora, foi aberto um prazo de cinco dias úteis para análise e possível impugnação desse recurso.
Todas as bancas já foram comunicadas pela Seplad, via e-mail, e estão cientes do prazo, que encerrará na próxima segunda-feira, 27. Segundo a pasta, inicia-se, agora, a fase de contra-razões.
De acordo com a própria instituição, o processo licitatório é realizado pelo tipo concorrência, e terá três fases, que são: habilitação, técnica e financeira.
Além do Cebraspe, outras cinco bancas participam da licitação, sendo elas:
Cetap;
Consulplam;
Fadesp;
Instituto AOCP; e
Iades.
Ainda não há uma data definida ou um cronograma que preveja quando a banca será anunciada. A expectativa da Seplad é revelar o nome da banca até novembro. A escolhida ficará responsável por todas as etapas do concurso.
Cargos: delegado, escrivão, investigador e papiloscopista
Requisito: nível superior
Edital do concurso PC PA está previsto para 2020
Mesmo com a banca prevista para ser divulgada até novembro, esse prazo pode ser ainda maior. A Seplad trabalha com agilidade para concluir essa etapa o quanto antes.
O que comprova isso é a intenção de divulgar o edital ainda este ano. A pasta já indicou por inúmeras vezes que os editais da Segurança Pública estão programados para sair ainda em 2020.
Mas, ainda não há uma data ou mês definido. Isso deve acontecer tão logo a banca seja escolhida, e o contrato assinado. Inicialmente, o Cebraspe era a empresa mais cotada, mas a Seplad não trabalha com uma empresa preferida.
Após ser pressionada sobre a publicação do edital, representantes da Seplad informaram que não é possível definir, uma vez que o cronograma com as datas de publicação, inscrição e provas será elaborado pela banca, após a sua contratação.
"A empresa terá 30 dias para mandar a minuto do edital, após a assinatura do contrato. Essa minute ainda será analisada pelo corpo técnico, jurídico da Seplad e pela Procuradoria Geral do Estado (PGE)."
Concurso PC PA tem cargos e vagas definidos
O diretor-geral da corporação e a Secretaria de Planejamento já confirmaram o quantitativo de vagas do próximo concurso, bem como os cargos que serão ofertados. A oferta será de 1.495 vagas, todas de nível superior.
Os cargos ofertados serão os de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista. Desses, apenas o delegado exige curso específico, o de Direito. Embora os salários não tenham sido confirmados, a distribuição será:
Delegado
265 vagas
Escrivão
252 vagas
Investigador
818 vagas
Papiloscopista
160 vagas
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!