Essa banca organizadora é uma das instituições mais bem renomadas no país, elaborando provas complexas e exigentes que avaliam a capacidade analítica e o domínio dos conteúdos por parte dos candidatos.
Por isso, quem deseja garantir uma das vagas na Polícia Civil do Piauí precisa entender o estilo da FGV para conquistar um bom desempenho no dia da prova.
O que esperar da FGV no concurso PC PI?
A FGV é conhecida por realizar provas desafiadoras, que podem se adaptar às especificações de cada órgão, mas mantendo suas características principais.
Veja a seguir o perfil da FGV em provas:
- Questões de múltipla escolha, geralmente com cinco alternativas;
- Todo o conteúdo programático costuma ser cobrado;
- Provas com alto grau de dificuldade, exigindo interpretação, análise e raciocínio lógico;
- Questões podem ser multidisciplinares, reunindo conteúdos de diferentes disciplinas;
- Alternativas muito parecidas entre si, o que aumenta as chances de pegadinhas;
- Enunciados longos e densos, exigindo leitura atenta e boa gestão de tempo.
Além dessas características, a FGV costuma dar grande enfoque na disciplina de Língua Portuguesa, com questões de interpretação de textos complexos e tipologia textual.
Já nas disciplinas de Direito, a banca traz questões que envolvem a literalidade da lei, casos práticos e temas atualizados.
De modo geral, a FGV espera que os candidatos estejam bem preparados e demonstrem não apenas conhecimento, mas também capacidades analíticas e de gerenciar do tempo.
Concurso PC PI terá oferta de 400 vagas
O novo concurso PC PI irá ofertar 400 vagas, sendo 200 para provimento imediato e 200 para a formação de um cadastro de reserva.
As oportunidades serão distribuídas entre os cargos de delegado, perito e oficial investigador de polícia.
A divisão das vagas entre as diferentes funções ainda não foi revelada.
Atualmente, o salário inicial dos aprovados no concurso PC PI varia de R$6.800 a R$19.500.
A Vitalícia do Qconcursos voltou! Mude agora o seu futuro e nunca mais invista em outro preparatório.

Concurso PC PI será organizado pela banca FGV (Foto: Divulgação)
Edital do concurso PC PI depende da unificação de cargos
Com a banca FGV confirmada, os próximos passos são a oficialização da organizadora no Diário Oficial e a sua contratação.
Apesar disso, o secretário Chico Lucas informou que o único entrave para a publicação do edital é a unificação dos cargos da PC PI, que já está em fase avançada.
Atualmente, o quadro da PC PI é composto pelos cargos de agente e escrivão, mas, com a entrada em vigor da Lei Geral das Polícias Civis, ambas as funções serão fundidas em uma única carreira: a de oficial investigador de polícia.
O secretário afirmou que a corporação está promovendo a adequação da Lei Orgânica estadual à nova legislação nacional. Esse ajuste é necessário para consolidar a nova estrutura de cargos antes da realização do concurso público.
Sancionada no final do ano passado, a Lei Geral das Polícias Civis, determina que o quadro das polícias civis de todo o país seja composto apenas por três cargos efetivos, todos de nível superior: delegado de polícia, oficial investigador e perito oficial criminal.
A norma também define critérios para concursos públicos, como a realização de prova oral para delegado e a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em todas as fases desse cargo.
Apesar de ainda não haver um prazo definido para a adequação total à nova lei, espera-se que assim que a unificação estiver concluída, o edital seja publicado.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!