O edital da Polícia Civil do Piauí (PC PI) acabou de ser publicado e traz mais de 400 vagas distribuídas em cinco diferentes cargos.
Entre eles, destaque para o novo cargo de Oficial Investigador, criado após a aprovação da Lei Orgânica das Polícias Civis — uma oportunidade inédita para quem deseja ingressar na carreira policial.
Para facilitar sua preparação, preparamos o Raio-X do Concurso PC PI, um material prático e objetivo com as principais informações que você precisa saber:
- Datas de início e fim das inscrições
- Requisitos para participar
- Estrutura das provas e o que esperar delas
- Datas já confirmadas para aplicação das provas
- Remunerações por cargo
O material também traz um perfil da banca organizadora, a Fundação Getulio Vargas, que vai te ajudar a entender como a banca cobra as questões da prova e a refinar seu estudo.
Com o Raio-X, você terá uma visão clara, rápida e organizada de todos os pontos essenciais do edital.
A Lei Geral das Polícias Civis e a criação do cargo de oficial investigador
A Lei nº 14.735/2023, conhecida como Lei Geral das Polícias Civis, trouxe mudanças estruturais importantes para a carreira policial em todo o país.
Um dos principais pontos é a unificação de cargos e a criação de funções estratégicas, como a de oficial investigador, que já aparece no novo concurso da Polícia Civil do Piauí.
Essa lei estabelece parâmetros nacionais para as Polícias Civis dos estados, padronizando funções, carreiras e atribuições. Na prática, isso garante mais clareza na organização das instituições, valorização dos servidores e novas oportunidades para os concurseiros.
Além disso, a Lei Geral das Polícias Civis estabelece direitos e garantias importantes para os policiais civis em todo o país. São exemplos:
- porte de arma de fogo em todo o território nacional
- documento de identidade funcional válido em todos os estados;
- livre trânsito em recintos públicos relacionados à função policial;
- prioridade em serviços de transporte quando em missão emergencial;
- estabilidade no cargo após três anos de efetivo exercício
