Concurso PC PR: governo autoriza nomeação de 186 escrivães
O governador Ratinho Junior autorizou a nomeação de novos profissionais aprovados no concurso PC PR para escrivão. Saiba mais!
Autor:
Publicado em:11/11/2020 às 10:36
Atualizado em:11/11/2020 às 10:36
No Paraná serão nomeados 186 escrivães, todos aprovados no concurso PC PR, realizado em 2018. A autorização foi assinada pelo governador Ratinho Junior, e publicada na terça-feira, 10, por meio do Diário Oficial do Estado. [tag_teads]
Todos esses profissionais começarão em abril um curso de capacitação na Escola Superior da Polícia Civil.
Depois da conclusão, serão distribuídos pelas delegacias de polícia de Curitiba e região, além de cidades do Interior do Estado, conforme necessidade.
Segundo o governador, os novos escrivães irão melhorar a estrutura disponível na solução dos crimes, desafogando o trabalho da corporação.
“Essa contratação reforça o efetivo da Polícia Civil em todo o Estado. Era um compromisso que assumimos e que agora se efetiva”, afirmou.
Outro ponto importante ressaltado pelo delegado-geral da Polícia Civil, Sílvio Rockembach, é que a convocação irá resolver o déficit no quadro de pessoal da PC PR instituição.
“A falta de escrivães era um problema histórico. Essa nomeação reafirma que a segurança pública tem sido tratadas como uma das principais prioridades do Governo do Estado”, ressaltou.
Além disso, Sílvio também destacou que esse reforço é efetivo e, em curto prazo, trará mais agilidade e eficiência ao trabalho da instituição.
Concurso PC PR terá 186 escrivães nomeados
(Foto: Fabio Dias/PCPR)
Concurso PC PR reuniu mais de 41 mil inscritos
No total, a seleção da Polícia Civil do Paraná registrou 41.156 inscrições. Com jornada de 40 horas por semana, a remuneração inicial do escrivão é de R$ 5.752,41.
Já o regime de admissão é o estatutário, que assegura a estabilidade no emprego. A organizadora foi a Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Do total de 100 vagas oferecidas na época, foram 30 para Curitiba e mais 20 para Região Metropolitana.
Já o interior do Estado do Paraná contou com 50 vagas, sendo 42 de ampla concorrência, cinco para afrodescendentes e três para pessoas com deficiência.
Os candidatos tiveram seus conhecimentos avaliados por meio das seguintes etapas:
provas objetiva.
redação.
exame de saúde.
teste de aptidão física.
análise de saúde.
As provas objetiva e de redação, de caráter eliminatório e classificatório, foram nos municípios de Cascavel, Curitiba e Londrina. As demais fases aconteceram somente em Curitiba. Foram 633 profissionais aprovados.
Concurso PC PR 2020: novo cronograma pode sair nos próximos dias
Ao todo, são oferecidas 400 vagas imediatas de nível superior no concurso PC PR. Desse total, 300 são para o cargo de investigador, enquanto 50 são para papiloscopista e 50 para delegado.
Neste último caso, é preciso ter graduação em Direito. A remuneração é de R$18.280,05.
Logo que o edital foi publicado, em abril, as provas estava agendadas para o dia 26 de julho. No entanto, foram suspensas devido à pandemia de Covid-19.
Embora o cronograma esteja suspenso desde então, a boa notícia é que a nova data pode divulgada nos próximos dias.
Em resposta à Folha Dirigida na segunda, dia 9, a Polícia Civil do Paraná informou que: "Em breve, iremos divulgar a data!".
Na última semana, a corporação iniciou novas reuniões entre a comissão e a banca organizadora, a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo é definir o cronograma para a retomada do concurso.
Resumo do concurso PC PR 2020
Órgão: Polícia Civil do Paraná
Banca:Universidade Federal do Paraná (Funpar/UFPR)