Em seguida, estão os concursos da Segurança Pública (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Perícia Legal), que contam com uma previsão de 2.292 vagas para novos editais.
Além das oportunidades nesses órgãos, os concursos previstos para o Maranhão também contemplam os seguintes órgãos:
- Procuradoria Geral do Estado (PGE): 30 cargos
- Secretaria de Estado da Adminsitração (SEAD): 35 cargos
- Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP): 203 cargos
- Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (AGED): 154 cargos
- Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (IPREV): 11 cargos
- Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN): 121 cargos
- Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN): 30 cargos
- Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC): 25 cargos
- Secretaria de Estado da Transparência e Controle (STC): 20 cargos
- Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC): 161 cargos 
- Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON): 60 cargos 
- Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA): 113 cargos 
- Secretaria de Estado da Saúde (SES): 189 cargos 
- Universidade Estadual do Maranhão (UEMA): 130 caros 
- Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA): 85 cargos 
- Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ): dez cargos.
É importante destacar que os números trazem apenas uma previsão para o ano de 2026. O texto do PLOA ainda precisa ser votado e avaliado pelo Legislativo estadual para, em seguida, ser encaminhado à sanção do Executivo do Maranhão.
Caso a previsão das vagas acima se confirme, a expectativa recairá, posteriormente, sobre as autorizações oficiais das novas seleções, as contratações das bancas organizadoras e a divulgação dos novos editais.
Estudos para o concurso Seduc MA já foram iniciados 
Em junho, a Secretaria de Educação do Maranhão já tinha confirmado ao Qconcursos Folha Dirigida os estudos para um novo concurso Seduc MA. 
"A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que está desenvolvendo estudo quanto à viabilidade da realização de concurso público para contratação de professores da Rede Estadual de Ensino", disse a pasta, na época. 
Em outubro do ano passado, o Tribunal de Justiça do Maranhã determinou a abertura, no período de um ano, de um novo concurso para professores da Seduc MA. 
A Justiça acolheu uma ação do Ministério Público contra o Estado do Maranhão, após denúncia anônima apontar a falta de transparência na contratação de professores temporários por meio de processos seletivos da Secretaria de Educação.
Na decisão, o juiz ressaltou que a Administração Pública tinha o dever legal de realizar concurso público para o preenchimento de cargos e empregos efetivos.
Em nota, a Seduc MA informou que tem adotado medidas emergenciais para garantir o quadro completo de docentes nas escolas estaduais. O Estado conta com 20 Unidades Regionais de Educação, responsáveis pelo atendimento dos 217 municípios maranhenses.
O Tribunal de Justiça também enfatizou a necessidade de realização de um concurso efetivo, diante da carência de professores em diversas disciplinas.
O juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, destacou que a ausência de concurso há vários anos e a recorrência de contratações temporárias descaracterizam qualquer situação de urgência ou excepcionalidade, não justificando mais esse tipo de vínculo.
Descontos de até 64% na Orange Fever Qconcursos — garanta o seu plano agora!

Mais de 5 mil vagas em concursos MA estão previstas para 2026
(Foto: Douglas Junior/MTur)
Movimentações do concurso Segurança MA foram inciados em 2024
A preparação para os editais da Segurança Pública do Maranhão foi iniciada em 2024. Na época, comissões organizadoras foram formadas para os trabalhos administrativos relacionados aos concursos. 
Para a Polícia Civil, são esperadas oportunidades para delegado, escrivão e investigador. 
Para o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, os novos editais deverão contar com oportunidades para soldados e oficiais. 
No caso do concurso para a Perícia Criminal do Maranhão, ainda não há detalhes sobre quais cargos e especialidades deverão ser incluídos no edital.
A estrutura do órgão conta com funções como perito criminal, médico-legista, odontolegista, farmacêutico-legista, além de auxiliares de perícia e servidores que atuam na área Administrativa.
