O secretário da Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegado Felipe Curi, confirmou que um novo curso de formação será iniciado em fevereiro de 2025. A turma será para aprovados no concurso PC RJ de inspetor.
A informação foi passada pelo secretário, em vídeo publicado nas redes sociais, em que ele faz um balanço das ações da Polícia Civil em 2024. Assista aqui!
"Tivemos reforço no nosso efetivo com mais de 1.600 policiais. E o anúncio de 1.588 inspetores, que iniciarão a Acadepol (Academia de Polícia) em fevereiro de 2025", disse Felipe Curi.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, autorizou, em outubro, a ampliação de 1.588 vagas para o concurso PC RJ, no quadro de inspetor.
"Vamos voltar a equipar, voltar a ter uma Polícia Civil forte, com condições de realizar as investigações, combater ainda mais o crime organizado e levar segurança", destacou o governador.
Na ocasião, o secretário Felipe Curi disse que a convocação dos 1.588 aprovados seria dividida em duas turmas.
A primeira contará com 800 candidatos, que ingressarão na Academia de Polícia no início de fevereiro de 2025, com formação prevista para o mês de agosto.
Já a segunda turma contará com 788 aprovados. A formação deverá ocorrer entre os meses de setembro de 2025 e março de 2026.
Comece agora e seja um dos primeiros a garantir a aprovação nos concursos em 2025. Acesse aqui e confira!
Secretário Felipe Curi confirma nova turma da Acadepol para inspetores em fevereiro
(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Concurso PC RJ já teve a oferta ampliada
O concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro foi aberto em 2021, a princípio, com 400 vagas imediatas. No ano passado, o Governo do Estado já autorizou uma primeira ampliação de 1.341 vagas adicionais.
Com isso, o total de oportunidades passou de 400 para 1.741.
Veja os quantitativos por cargo:
- auxiliar de necropsia: 100 vagas (90 a mais que as dez previstas inicialmente);
- técnico de necropsia: 100 vagas (90 a mais que as dez previstas inicialmente);
- investigador: 700 vagas (500 a mais que as 200 previstas inicialmente);
- inspetor: 600 vagas (500 a mais que as 100 previstas inicialmente);
- perito legista: 87 vagas (62 a mais que as 25 previstas inicialmente);
- perito criminal: 38 vagas (33 a mais que as cinco previstas inicialmente); e
- delegado: 116 vagas (66 a mais que as 50 previstas inicialmente).
O concurso para a Polícia Civil do Rio de Janeiro segue em validade.
Isso significa que, enquanto o resultado final estiver válido, a corporação poderá convocar mais aprovados para novas turmas do curso de formação, de modo a suprir a necessidade de mais policiais.
Governador fala em concursos PC RJ a cada dois anos
O Governo do Rio de Janeiro trabalha com a intenção de abrir novos concursos PC RJ a cada dois anos.
A informação foi dada pelo governador Cláudio Castro, em dezembro de 2023, durante a formatura de 844 policiais civis aprovados no concurso de 2021.
"Temos que ter concurso de dois em dois anos para que a gente possa repor e para que o concurseiro possa ter o seu sonho de pertencer à polícia", pontuou o governador.
Em seu discurso, Cláudio Castro destacou que, além do ingresso de novos agentes, tem investido na reestruturação da Polícia Civil do Rio e nas forças de Segurança do Estado.