Cláudio Castro fala em novos concursos PC RJ a cada dois anos

Governador Cláudio Castro promete a realização de novos concursos PC RJ de dois em dois anos. Confira os detalhes!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:28/12/2023 às 10:29
Atualizado em:28/12/2023 às 11:03

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, falou sobre a intenção de realizar novos concursos PC RJ a cada dois anos. A afirmação ocorreu na quarta-feira, 27, durante a formatura de 844 novos policiais civis, aprovados no último concurso. 

“Temos que ter concurso de dois em dois anos para que a gente possa repor e para que o concurseiro possa ter o seu sonho de pertencer à polícia”, pontuou o governador.

O último edital para a Polícia Civil do Rio de Janeiro foi publicado em 2021, após longo período sem novas seleções.


A oferta foi para os cargos de auxiliar de necropsia, técnico de necropsia, investigador, inspetor, perito legista, perito criminal e delegado. 


Na própria quarta, 27, já foram publicadas no Diário Oficial a nomeação de mais de 600 aprovados que concluíram o curso de formação profissional na Academia de Polícia (Acadepol). 


O concurso da Polícia Civil do Rio tem validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. Enquanto o resultado final estiver válido, a corporação pode convocar os aprovados para suprir a necessidade de novos policiais. 


Em 2024, querer é poder! Com o Qconcursos sua aprovação não é um sonho. É o próximo passo. Inscreva-se para conhecer o Método Q!

Governador Cláudio Castro pretende realizar concursos regulares para Polícia Civil

(Foto: Luis Alvarenga/Governo RJ)


Durante seu discurso na formatura, Cláudio Castro frisou que, além do ingresso de novos agentes, tem investido na reestruturação da Polícia Civil do Rio e nas forças de Segurança do Estado.

“A primeira fronteira contra a impunidade é a Polícia Civil. Eu acredito tanto nisso que em dois anos, quase três, já foram investidos mais de 2 bilhões de reais nas nossas forças de segurança, quase o dobro investido pelo Governo Federal na época da intervenção federal”. 

Concurso PC RJ já teve número de vagas ampliado

Inicialmente, os editais do concurso para Polícia Civil do Rio trouxeram 400 vagas imediatas. No entanto, o Governo do Rio de Janeiro autorizou um aumento de 1.341 oportunidades na seleção. 


Assim, a oferta total passou de 400 para 1.741 vagas, conforme publicação no Diário Oficial do Estado de 24 de maio. 


Confira os novos quantitativos por cargo:

  • auxiliar de necropsia: 100 vagas (90 a mais que as 10 previstas inicialmente);
  • técnico de necropsia: 100 vagas (90 a mais que as 10 previstas inicialmente);
  • investigador: 700 vagas (500 a mais que as 200 previstas inicialmente);
  • inspetor: 600 vagas (500 a mais que as 100 previstas inicialmente);
  • perito legista: 87 vagas (62 a mais que as 25 previstas inicialmente);
  • perito criminal: 38 vagas (33 a mais que as 5 previstas inicialmente); e
  • delegado: 116 vagas (66 a mais que as 50 previstas inicialmente).

As nomeações já foram iniciadas. Até o término do prazo de validade, mais aprovados poderão tomar posse. 


O Governo do Estado já fez uma segunda chamada para o Teste de Aptidão Física (TAF) e para as demais etapas. O objetivo é ter mais aprovados disponíveis para nomeação durante a validade do concurso. 

Polícia Civil do Rio de Janeiro tem um novo secretário 

Em outubro, o delegado Marcus Vinícius Amim Fernandes foi nomeado como novo secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro. Ele ocupou o lugar de José Renato Torres do Nascimento, que tinha sido empossado como secretário apenas 22 dias antes. 


Em sua cerimônia de posse, José Renato tinha falado sobre o fortalecimento da força de trabalho e prometeu a realização de novos concursos PC RJ. O quantitativo de vagas e os cargos não chegaram a ser revelados. 


Com a mudança na chefia da Secretaria de Polícia Civil, ainda não há uma posição do novo titular sobre concursos públicos e gestão de pessoas.


O novo secretário, delegado Marcus Vinícius Amim, já comandou a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), a Delegacia Especializada em Armas Munições e Explosivos (Desarme) e a 27ª DP (Vicente Carvalho). Desde junho, ele presidia o Detran RJ. 


O secretário é uma figura fundamental para trabalhar, com o governo estadual, na conquista por mais nomeações de aprovados no concurso PC RJ 2021 e na recomposição dos quadros da corporação. 


Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!