Concurso PC RJ: histórico de novo secretário favorece convocações

Com mais de 35 anos de experiência no serviço público, delegado José Renato Torres assume como secretário da Polícia Civil do Rio. Veja detalhes!

Autor:Bruna Somma
Publicado em:28/09/2023 às 16:04
Atualizado em:28/09/2023 às 16:12

O delegado José Renato Torres do Nascimento foi nomeado, na última terça-feira, 26, como novo secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro. Ele assume a pasta no lugar do delegado Fernando Albuquerque.


José Renato tem ampla experiência no serviço público. Ele foi praça da Polícia Militar do Rio de 1983 a 1985, ano em que ingressou na Polícia Civil como detetive de polícia. Depois, conseguiu aprovação no concurso PC RJ para o cargo de delegado. 

“Ele é delegado de polícia desde 1997 e também já foi praça da Polícia Militar. Sua formação irá contribuir, e muito, com o trabalho à frente da segurança pública, que sabemos que requer muita dedicação. Agradeço ao delegado Fernando Albuquerque, que desempenhou com afinco sua missão, e desejo boa sorte na sua caminhada”, disse o governador Cláudio Castro. 

Desde 2007, José Renato desempenhava a função de secretário da Secretaria de Segurança Institucional do Tribunal de Contas do Município (TCM). Ele tem experiência em Direito Público, com ênfase em Direito Processual Penal. 


Também é professor da Escola do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e professor convidado do doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos, Instituições e Negócios PPGDIN/UFF. Possui doutorado em Direitos, Instituições e Negócios pela UFF e mestrado em Administração Pública pela FGV, além de cursar pós-doutorado em Ciências Sociais Aplicadas na UFF. 


Diante da experiência e histórico como concurseiro, José Renato pode ajudar a conquistar mais convocações de aprovados no concurso PC RJ 2021 e trabalhar na recomposição dos quadros da corporação. 


Quer garantir a sua vaga em um concurso público? Conheça a Vitalícia Qconcursos, com descontos especiais em diversos planos, que vão te encaminhar para a conquista de uma das mais de 100 mil vagas em 2023! Acesse aqui!

Delegado José Renato assume como novo secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro

(Foto: Divulgação/PC RJ)


Folha Dirigida por Qconcursos entrou em contato com a Polícia Civil do Rio para verificar quais são os planos do novo secretário para área de pessoal e servidores. Porém, a corporação ainda não respondeu. 


Nas redes sociais, os candidatos do concurso já começaram a pedir mais convocações ao novo secretário. "O efetivo da PCERJ está muito abaixo do que deveria! Precisamos de aumento das vagas para que os aprovados no certame de 2021 sejam convocados", disse um internauta. 

Concurso PC RJ em validade tem oferta de 1.741 vagas

O Governo do Rio de Janeiro já autorizou um aumento de 1.341 vagas no concurso para a Polícia Civil. Assim, a oferta total passou de 400 para 1.741 vagas, conforme publicação no Diário Oficial do Estado de 24 de maio. 


Veja os quantitativos por cargo:

  • auxiliar de necropsia: 100 vagas (90 a mais que as 10 previstas inicialmente);
  • técnico de necropsia: 100 vagas (90 a mais que as 10 previstas inicialmente);
  • investigador: 700 vagas (500 a mais que as 200 previstas inicialmente);
  • inspetor: 600 vagas (500 a mais que as 100 previstas inicialmente);
  • perito legista: 87 vagas (62 a mais que as 25 previstas inicialmente);
  • perito criminal: 38 vagas (33 a mais que as 5 previstas inicialmente); e
  • delegado: 116 vagas (66 a mais que as 50 previstas inicialmente).

Em janeiro de 2023, o Governo do Estado tinha adiantado sobre o aumento de 161 oportunidades no concurso para delegado, perito legista e perito criminal. No entanto, o aval não tinha sido divulgado no Diário Oficial. 


O governador Cláudio Castro destacou, em vídeo publicado em suas redes sociais, a importância dos novos policiais civis que serão convocados para o curso de formação. 

“Sabemos que a segurança pública é um grande desafio, mas a nossa gestão tem trabalhado, se dedicado, investido muito e vai colocar mais policiais nas ruas. Essa é mais uma promessa que estamos cumprindo. Investir e fortalecer o nosso estado para que ele seja cada vez mais seguro, essa é a nossa prioridade”, disse Castro.

As chances são para cargos de todos os níveis de escolaridade, com salários de até R$18 mil. As primeiras turmas já foram convocadas para o curso de formação na Academia de Polícia (PC RJ).


Até o término do prazo de validade, mais aprovados poderão ser convocados. 


Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!