Concurso PC RN: mais de 10% do quadro pode se aposentar
À espera do concurso PC RN, corporação pode perder mais de 10% do seu efetivo ainda em 2020, segundo a Associação de Delegados do estado.
Autor:
Publicado em:17/08/2020 às 08:30
Atualizado em:17/08/2020 às 08:30
A cada dia a realização do novo concurso PC RN se torna cada vez mais urgente para o Estado do Rio Grande do Norte. Sem um novo edital, que segue previsto, a corporação pode perder mais de 10% do seu efetivo atual ainda este ano.
Segundo dados da Associação de Delegados de Polícia (Adepol RN) e da Associação dos Escrivães da PC RN (Assesp), 150 policiais podem pedir a aposentadoria em 2020.
"Hoje, a gente trabalha com 26% do efetivo criado por lei", disse a presidente da Associação, Taís Aires, no último dia 4, em entrevista ao Bom Dia Cidade da Rádio 94 FM.
Segundo a presidente da Adepol RN, por Lei são necessários mais de 5 mil profissionais. No entanto, hoje, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte conta com apenas 1.300 policiais entre delegados, agentes e escrivães.
Desta forma, o concurso PC RN é cada vez mais necessário para o estado. Taís Aires lembrou ainda que o processo de escolha da banca organizadora está em andamento, mas o edital, que chegou a ser anunciado pelo governo para abril, segue atrasado.
Em transmissão ao vivo pelo Youtube, a gestora garantiu que o processo está em andamento e indicou que o edital pode ser publicado em breve.
"O compromisso (com o concurso PC RN) está mantido", garantiu a governadora.
Ainda segundo Fátima Bezerra, a delegada geral da Polícia Civil do RN, Ana Cláudia Saraiva Gomes, vem tratando desse assunto com a secretária de Administração (Searh RN), Virgínia Ferreira.
Concurso ficará a cargo da PC RN
No início deste mês de agosto, o concurso teve mais uma mudança. Segundo Virgínia Ferreira, os processos serão descentralizados, ficando agora sob os cuidados do próprio órgão.
De acordo com ela, a Secretaria de Administração estava responsável pela organização dos concursos da PC RN, Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep RN), da Polícia Militar (médicos) e da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase).
No entanto, em entrevista ao jornal Tribuna do Norte no último dia 4, a secretária explicou que a pandemia prejudicou os trabalhos dentro da pasta. Além do isolamento social e do trabalho remoto, servidores que cuidavam dos trâmites dos concursos ficaram doentes.
"A gente está conveniando com os órgãos (Itep e Polícia Civil) para que eles realizem seus concursos com a nossa supervisão. A gente vai pactuar isso com o Ministério Público, mas é uma medida para dar celeridade", explicou a secretaria.
Apesar da medida, ambos os concursos seguem sem previsão. Em abril, a secretária afirmou que as seleções da Polícia Civil RN, Itep e Fundase devem ser abertas ainda este ano.
Resumo do concurso
Órgão: Polícia Civil do Rio Grande do Norte
Cargo: agente de polícia, delegado e escrivão
Vagas: 301
Requisito: nível superior
Remuneração: R$4.731,91 (agentes e escrivães) e R$16.670,59 (delegado)
No entanto, os nomes não foram revelados. Até dezembro de 2019, estavam previstas 302 oportunidades, sendo 235 para agente, 41 para delegado e 26 para escrivão.
Porém, conforme o aval publicado no dia 12 de março, o concurso PC RN terá 301 vagas para as carreiras de agente de polícia, delegado e escrivão.